3º Festival das Famílias de Circo. Em Goiânia

Começa nesta sexta-feira (23) o 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia. O projeto conta com espetáculos, seminários, oficinas, além de um Museu Iconográfico, que acontecerá em um trailer adaptado. Todas as atividades do evento serão gratuitas.

As atividades ocorrem no Circo Laheto, Espaço Sonhus e em algumas escolas municipais da capital. O festival conta com profissionais tradicionais e abre conexões com o novo circo e acontece até o dia 11 de março

“A grande ideia é registrar a história dos circenses, que têm um riquíssimo patrimônio cultural, que teve grande importância para o Brasil, mas que hoje infelizmente pouco tem se visto. E também o projeto veio para iniciar um processo de memória e recuperação das famílias tradicionais de circo”, conta Constantino Izidoro, organizador do festival.

O Museu Iconográfico do Circo é um diferencial no festival. Ele será em um trailer adaptado e que conta a história das famílias circences. O automóvel percorrerá os lugares onde acontecerão as atividades.

“Ele projeta a nossa ação, de proteção memorial, com fotos, cartazes e depoimentos dentro de um trailer adaptado, a fim de fazer uma ação para manter e registrar a história do circo e das famílias circenses. Todo esse saber estará disponível para comunidade”, diz Constantino.

De acordo com um dos participantes do festival, Rodolfo Metrovich, a arte circence tem uma variedade de atrações e nas famílias tradicionais as habilidades são passadas de pais para filhos resultando em gerações de artistas.

“Na minha família, faço parte da 4º geração, nasci e cresci no circo, faço números como mágica, palhaço e acrobacia. Meu filho de 12 anos, da 5ª geração, faz números de malabarismo e monocilismo.”

Além dos espetáculos, vão acontecer oficinas e seminários. As oficinas serão voltadas à temática circense, com técnicas básicas para construção do personagem, esquetes de palhaço e elaboração de números circenses. Irá acontecer também oficina de contorcionismo, acrobacias e duo no trapézio por artistas da Escola Nacional de Circo (RJ).

Já os seminário vão abordar temas sobre políticas públicas de fomento ao circo e relatos de vivências. As inscrições podem ser feitas por um formulário encontrado no Facebook do Festival.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta