Filarmônica homenageia compositor brasileiro Cláudio Santoro. Dia 19/5 no Centro de Convenções da PUC

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) presta homenagem ao compositor brasileiro Cláudio Santoro, autor das Sinfonias n° 5 e 7, em apresentação neste sábado, 19/05, às 20h30, no Centro de Convenções da PUC. O espetáculo faz parte da série Concertos Especiais, tem entrada gratuita e regência do maestro Neil Thomson. As obras presentes no repertório integram o 4º álbum da Filarmônica, que será lançado ainda este ano.

Entre os compositores eruditos brasileiros do século XX, Claudio Santoro se destaca com a maior projeção internacional, devido suas técnicas de composição e experimentalismo de estilos.  O músico auxiliou na fundação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), onde atuou como primeiro violino e posteriormente em 1962 se tornou coordenador do Departamento de Música da recém-criada Universidade de Brasília (UnB). Em 1980, fundou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, a qual ele dirigiu até o fim da sua vida, que ocorreu no palco, durante ensaio do Concerto para Piano e Orquestra nº 2, de Johannes Brahms.

O Maestro

Neil Thomson nasceu em Londres, Inglaterra. Estudou violino e viola na Royal Academy of Music e regência no Royal College of Music. Foi o mais jovem maestro a ocupar o cargo de Regente Titular do Royal College of Music, sendo nomeado, em 1994, membro honorário da instituição pela excelência dos serviços prestados.

Sua carreira tem sido marcada por uma crescente atuação internacional. Além de dirigir as principais orquestras do Reino Unido, Thomson tem atuado como regente convidado da Filarmônica de Tóquio, da Sinfônica do Estado de São Paulo, da Sinfônica de Israel, da Filarmônica de Kansai, da Orquestra Nacional Romena, entre outras. Desde 2014, o músico é regente titular e diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.

A Orquestra

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com sede no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também unidade da Seduce.

 

Serviço:

Homenagem a Cláudio Santoro

Data: Sábado, 19/5, às 20h30

Local: Centro de Convenções PUC – Campus II – Avenida Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia.

Entrada gratuita

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta