Assaltos na UFG aumentaram 115%

Mesmo andando em grupos estudantes são alvo de bandidos. Assaltos ainda são preocupação no Campus II da UFG

A onda de assaltos que nos últimos meses afetam substancialmente o Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Conjunto Itatiaia, e suas proximidades, assustam e preocupam toda a comunidade acadêmica. Por ser uma área Federal, a segurança do interior do Campus é, em sua maioria (cerca de 250 profissionais), responsabilidade de uma empresa terceirizada e não da Polícia Militar, que fica por conta do policiamento apenas nos bairros do entorno.

Segundo dados da Gerência de Segurança Institucional da UFG, em comparativo entre 2015 e 2016, a incidência de assaltos teve um aumento de 115,4%. Nesse ano já é possível perceber que a porcentagem não deve diminuir. No primeiro semestre se intensificaram os relatos de alunos que foram alvo de ações de criminosos, que são divulgados principalmente em grupos nas redes sociais.

No dia 19 de junho, estudante de Química Industrial, Geovanna Mendes, estava no ponto de ônibus esperando, junto a alguns amigos, sua van para levá-la para casa, quando foi abordada por assaltantes que estavam em um carro Prisma. “Foi ás 19h, acredito que estavam em três. Eles desceram do carro, um colocou a arma na minha cabeça e roubaram todos que estavam no local”, conta. Geovanna ainda admite que sente muito medo. “Meu caso não é único, convivo com outras pessoas que também já foram assaltadas aqui, mas confesso que depois do assalto, fiquei bem mais assustada”.

Outro relato da estudante de Geografia, Gisele Bispo, narra que no dia 5 de maio, por volta de 12h, dois assaltantes em uma moto abordaram ela e outras pessoas que estavam no ponto de ônibus em frente ao Instituto de Informática. “Alguns tentaram correr, mas não conseguiram. O cara apontou a arma e alguns deitaram no chão. Ele veio com a arma apontada pra mim e pediu o celular”, conta. “A universidade deveria investir na segurança dos alunos e os demais que fazem parte dela, não só do patrimônio”.

Quando questionada, a reitoria da Universidade esclareceu que “tem adotado medidas para minimizar os problemas de segurança enfrentados pela comunidade acadêmica, sobretudo no Campus Samambaia”. Entre as medidas destacadas estão o reforço na vigilância motorizada e rondas próximas aos pontos de ônibus em períodos que possuem maiores ocorrências registradas, aquisição de câmeras de videomonitoramento de alta resolução a serem instaladas em pontos vulneráveis e revisão periódica da iluminação e poda das árvores.

Essas medidas constam em relatório elaborado pela comissão de Política de Segurança da UFG, que prevê uma série de ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo. “Algumas já são realizadas de forma contínua. Entre as outras medidas previstas está a instalação de centrais de segurança em todas as regionais”, declarou a Reitoria. Desde abril, a universidade também dispõe de um novo veículo (uma Ecosport 2.0 4X4) para reforçar a frota de segurança do Campus Samambaia.

Proximidades

As ações criminosas também atingiram o entorno do Campus, afetando os estudantes que também moram na região. No fim do mês de março, Samuel Leão, estudante de Jornalismo e morador do Conjunto Itatiaia, percorria uma rua paralela da universidade, às 13h, enquanto voltava para casa. Nesse momento foi abordado por dois homens em uma moto. “O de trás desceu, pôs a mão na cintura pegando na arma e falou para entregar o celular”.

Por problemas na central da Polícia Militar, Samuel não conseguiu fazer boletim de ocorrência na ocasião, entretanto, a PM, disse ao Jornal O Hoje, que diversas ocorrências já foram registradas e que, em razão disso, a quantidade de viaturas na região foi reforçada. A PM ainda assegurou que, na região, o efetivo atua em número suficiente para atender a demanda.

Fonte: O Hoje

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta