Cine Cultura estreia ficção italiana Martin Eden

A grande novidade da programação do Cine Cultura entre 14 e 18 de março é o filme Martim Eden, dirigido por Pietro Marcello, considerado como um dos principais nomes do cinema italiano surgido no século XXI.  Parte da crítica especializada afirma que a produção pode ser considerada como uma das melhores de 2020. O filme é uma adaptação livre da obra homônima do romancista americano Jack London e conta a história de um marinheiro com pouca instrução que não mede esforços para se tornar um homem culto e assim, conseguir se casar com sua amada, pertencente a uma classe econômica abastada.

Martim Eden é interpretado por Luca Marinelli, premiado no Festival de Veneza por seu desempenho neste filme. Tanto a obra de London quanto o filme de Marcello visam provocar reflexões sobre as desigualdades econômicas que estão presentes no cotidiano social.

A produção será exibida na sessão das 20h30. Também continuam em cartaz o documentário brasileiro Inaudito, a comédia portuguesa O Filme do Bruno Aleixo e o suspense canadense Antologia da Cidade Fantasma.

O Cine Cultura é uma unidade do Governo de Goiás que oferece sessões de filmes “cult” a um preço acessível. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).  Às segundas todos pagam meia.

 

Programação

15h00 – Inaudito (10 anos)

16h40 – O Filme Do Bruno Aleixo (14 anos)

18h30 – Antologia Da Cidade Fantasma (14 anos)

20h30 – Martin Eden (14 anos)

Sinopses

Inaudito (2020, Brasil, 88 min, 10 anos, dir: Gregório Gananian). Documentário realizado com Lanny Gordin, guitarrista fundamental da Tropicália, que “eletrizou” Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, dentre outros. Lanny nos revela o seu processo libertário de composição e pensamento atual, embarcando em uma insólita odisseia pelo Brasil e pela China, seu país de nascimento.

O Filme Do Bruno Aleixo (Portugal, 2020, 92 min, 14 anos, dir: João Moreira e Pedro Santo). Bruno Aleixo é convidado a escrever o roteiro de seu filme biográfico e, apesar de sempre ter as melhores ideias, acaba pedindo ajuda a seus amigos Busto, Bussaco e Renato. A partir disso, se desenvolve uma espécie de brainstorm sem sentido em que as sugestões se concretizam na tela.

Antologia Da Cidade Fantasma (Canadá, 2019, 97 min, 14 anos, dir: Denis Côté). Simon Dubé morre em um acidente de carro em Irénée-les-Neiges, cidade pequena e isolada com uma população de 215 habitantes. Os moradores atordoados mostram-se relutantes em discutir as circunstâncias da tragédia. Daquele momento em diante, tanto para a família Dubé quanto para várias outras pessoas, o tempo parece perder todo o sentido e os dias se arrastam sem fim. Algo desce lentamente sobre a região. Nesse período de luto e nessa neblina,  acontecimentos estranhos começam a aparecer.

Martin Eden (2019, Itália, 129 min, 14 anos, dir: Pietro Marcello). Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sobre sua própria natureza.

 

 

Fonte: Comunicação Setorial Secult