Dados apontam crescimento populacional em Goiás acima da média nacional

Goiânia é a 11ª capital brasileira em número de habitantes, com 1,466 milhão de moradores, 22% de toda a população do Estado.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (30) apontaram que Goiânia é a 11ª capital brasileira em número de habitantes, com 1,466 milhão de moradores, 22% de toda a população do Estado. Já Aparecida de Goiânia aparece entre as 21 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, exceto as capitais, com mais de 542 mil habitantes.

Diferentemente do movimento registrado no País, que teve um crescimento populacional de 0,77%, Goiás registra números acima da média , com 1,29%, totalizando 6,778 milhões de pessoas.

O superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, aponta que, apesar de não ser algo novo, a concentração da população nos grandes centros urbanos ainda é maior que no interior. “Quando consideramos a região metropolitana, com 2,5 milhões de habitantes, o índice sobe para 37% da população do Estado. Esse movimento é semelhante ao que vem acontecendo no Brasil”, revela.

Os dados apontam que um quarto dos municípios goianos perdeu população, revelando que o crescimento não é homogênio, ou seja, dos 246 município do Estado, 64 tiveram queda na população. “Percebemos que esta questão está relacionada ao aspecto econômico. Quando o inverso acontece, no caso do crescimento desordenador, dificulta o planejamento dos governos locais, principalmente no que se refere à prestação de serviços básicos como edução, saúde e saneamento básico”, reflete.

Goiás, nos últimos 10 anos, cresceu acima da média nacional, atraindo pessoas às novas oportunidades, principalmente à capital e região metropolitana. As cidades goianas que apresentaram maior índice de crescimento foram  Senador Canedo, 2,44%, Rio Verde, 2,3% e Águas Lindas, 2,2%.

São Paulo continua sendo a maior capital brasileira, com mais de 12 milhões de habitantes. Já a capital do Tocantins, Palmas, aparece com o menor índice populacional, com 287 mil pessoas.

Os dados fazem parte das estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. O estudo estima que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes. 

Fonte: O Hoje

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta