Goiânia recebe maior evento de socorro e emergência da América Latina

Cibe Brazil reúne centenas de profissionais, como bombeiros e policiais que atuam na área, além de quase mil atletas de 17 de países; veja programação.

Goiânia recebe, a partir desta quarta-feira (13), o Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (Cibe Brasil). O evento reúne, até a sexta-feira (15), centenas de profissionais que atuam na área de socorro e emergência, além de quase 1 mil atletas de 17 de países. Dentro da programação estão previstas competições de resgate e salvamento, além de palestras com o filósofo Leandro Karnal, e o ativista James Le Mesurier.

A abertura do congresso acontece nesta manhã, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Mariliza, na região sudeste da capital. Todas as atividades do Cibe Brasil são de graça e os interessados podem se inscrever por meio do site do evento.

Devem participar do congresso bombeiros, policiais, engenheiros, especialistas em segurança do trabalho, médicos, enfermeiros, socorristas, prestadores de serviço no ramo de atendimento a emergências, além dos atletas que vão participar dos desafios de Salvamento em Altura, Mundial de Resgate, e das Certificações de cães de busca e resgate e Salvamento e extricação veicular.

O Cibe sedia, também, o Desafio Internacional Copa OBA [Organização dos Bombeiros Americanos], a maior competição de bombeiros da América. A competição deve premiar as melhores equipes de profissionais do mundo.

Dentro do congresso acontece a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergência, que deve expor aos visitantes dezenas de equipamentos e veículos modernos.

Filósofo Leandro Karnal é um dos palestrantes do evento (Foto: Reprodução / RPC)

Filósofo Leandro Karnal é um dos palestrantes do evento (Foto: Reprodução / RPC)

Césio-137

O maior acidente radiológico do mundo será lembrado por meio da mesa redonda “Goiânia: 30 anos depois do acidente radiológico com o césio-137”, que será conduzida pelo físico Walter Mendes Ferreira, chefe susbstituto de Sistemas de Atendimento a Emergências Radiológicas.

Workshops

Dentro da programação estão previstos workshops com quase 30 organizações, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), National Fire Protection Association (NFPA), Deutsches Institut für Normung (DIN), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Inovações em Proteção Passiva contra Incêndios, Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Ministério da Saúde – Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE/SAS/MS), entre outros.

Por Murillo Velasco, G1 GO    

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta