carteira-identidade-goiania-goias

Goianos reclamam de demora de mais de quatro meses para emissão de carteira de identidade

Pessoas relatam que perderam viagens e até oportunidades de emprego por causa da falta do Registro Geral, em Goiânia. Instituto de Identificação afirma que problemas foram resolvidos.

Por Vanessa Martins, G1 GO   
Moradores relatam demora de até seis meses na emissão do documento de identidade em Goiás. As pessoas que precisam do documento relatam que já perderam oportunidades de emprego e viagens por causa da longa espera para conseguir o Registro Geral (RG). Conforme apurou a TV Anhanguera, 46 mil estão na espera da carteira em todo o estado.

A empresária Hélia Paula contou que fez o requerimento para fazer novo documento em 31 de agosto de 2017. A previsão, era de que ela pegasse o novo documento em outubro do mesmo ano, no entanto, ela segue esperando pela emissão da identidade. “Nunca resolve. Sempre está faltando papel. Realmente é um absurdo, né? Eu acho”, afirmou.

Segundo apuração da TV Anhanguera, os problemas de atraso começaram em agosto de 2017, quando o sistema de emissão das carteiras passou a ser digital. Na época, a proposta era de que, com a nova tecnologia, os documentos fossem emitidos em até cinco dias.

O presidente do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Breynner Vasconcelos, afirmou que os problemas com o novo sistema já foram resolvidos.

“A partir do dia 2 de janeiro de 2018 nós começamos a trabalhar com uma empresa terceirizada com capacidade de impressão de até seis mil requerimentos por dia. Então, nós fizemos uma previsão de que, no máximo, até a segunda quinzena de fevereiro, a gente esteja com todos os casos solucionados”, defendeu.

 Goianos reclamam de demora de até quatro meses para emitir identidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O órgão pode emitir identidades até no mesmo dia ou em até uma semana das situações emergências. O instituto considera casos de urgência pessoas que já tinha viagem marcada antes do pedido de emissão do documento, problemas de saúde e concursos públicos.

Problemas

O técnico em informática Fernando Martins de Oliveira relatou que tenta tirar o RG da filha desde setembro de 2017. Segundo ele, o objetivo era ajudá-la a conseguir um emprego temporário no fim do ano.

“Em outubro já ficaria tudo pronto, 30 ou 40 dias depois. No entanto, já 104 dias tentando por a mão na carteira de identidade e nada. Não deu certo. Segundo informações, estão aguardando impressão”, reclamou.

Já a pedagoga Elisângela Rodrigues Batista foi até o Instituto de Identificação para tentar emitir o documento com agilidade. Ela reclama que está com dificuldade de finalizar uma compra por causa da falta do RG.

“Estou fazendo a compra de um carro. Já efetuei a compra praticamente, mas na hora de fazer a transferência do carro eu não consigo porque preciso da identidade. O que eu acho absurdo é que é um documento essencial, nós somos cidadãos, pagamos nossos impostos e temos que esperar 60 dias e ainda corre o risco de não conseguir”, desabafou.

Após perder a primeira entrevista na Polícia Federal para emitir o passaporte por estar sem o RG, a dona de casa Doraci Maria da Silva contou que deve acabar perdendo a segunda tentativa porque, mesmo já tendo solicitado a emissão da identidade, continua aguardando a impressão. “Não sei o que fazer. Vou voltar a adiar a viagem”, disse.

http://g1.globo.com/goias/videos/v/goianos-reclamam-que-esperam-ha-cerca-de-seis-meses-pela-carteira-de-identidade/6408917/

Veja outras notícias do estado no G1 Goiás.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *