Goiás reforça sistema penitenciário com quase R$ 7 milhões em viaturas e equipamentos

Coletes, algemas, pistolas, portais para detecção de metal e scanners

“Sou imensamente grato às forças policiais que, nos momentos mais difíceis ao assumirmos o governo, deram a sustentação necessária para que recuperássemos Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (20/11), ao entregar ao lado do secretário de Segurança Pública Rodney Miranda e do diretor-geral de Administração Penitenciária coronel Wellington Urzêda, quase R$ 7 milhões em novos equipamentos ao sistema prisional goiano. “Segurança pública se tornou referência na nossa gestão”, ressaltou.

Entre os itens entregues estão 275 coletes balísticos multiameaça, que oferecem segurança contra ataques com armas ou objetos perfurocortantes. É a primeira vez que este tipo de equipamento é entregue em Goiás. “São instrumentos necessários para que os agentes penitenciários cumpram suas funções com total segurança. Isso comprova o nosso respeito com as forças policiais. Vamos trabalhar para garantir cada vez mais instrumentos para auxiliá-las”, destacou o governador.

Também foram repassadas mais de 1,1 mil algemas de tornozelo e de transporte, 280 pistolas PT-100, oito viaturas de escolta prisional, 56 portais para detecção de metal, 13 scanners corporais, aparelhos de ar condicionado e o projeto de reaparelhamento de 22 unidades básicas de saúde em presídios do Estado.

“A atual gestão investe de forma muito eficiente no fortalecimento do sistema penitenciário e em melhores condições de trabalho dos agentes prisionais. A distribuição destes equipamentos será feita de maneira técnica para reforçar ainda mais a segurança dos presídios goianos”, explicou o secretário Rodney Miranda.

O titular da SSP também afirmou que medidas para garantir um controle cada vez maior das unidades prisionais continuarão sendo executadas. “Respeitamos todos os direitos dos detentos, mas a segurança no sistema prisional será feita de maneira cada vez mais rigorosa. Para continuar reduzindo os indicadores criminais nas ruas, é preciso manter o controle efetivo da área penitenciária”, assegurou Rodney Miranda.

Além dos equipamentos já entregues, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), já iniciou processo para aquisição de mais 51 veículos operacionais e locação de novos scanners corporais.

“Essa gestão conduz o sistema prisional de forma séria e oferece condições de trabalho dignas para os servidores da área. Nossa meta é investir também em qualificação para que os agentes executem suas atividades de forma cada vez mais eficiente”, ressaltou o diretor-geral de Administração Penitenciária coronel Wellington Urzêda.

Fotos: Dgap
Comunicação Dgap

Fonte: Portal de Notícias do Estado de Goiás.