GOVERNO DE GOIÁS INAUGURA SEDE DO GRUPO ESPECIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

Também foi lançado o serviço de disque Combate à Corrupção. População poderá fazer denúncias de irregularidades de forma anônima

O governador Ronaldo Caiado, o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda e o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares, inauguraram nesta quinta-feira (07/11), a sede do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECCOR) da Polícia Civil. Criado pela atual gestão, o grupo atua, desde maio de 2019, na repressão às infrações penais que causem prejuízo ao erário e a moralidade administrativa, bem como enriquecimento ilícito. Na ocasião, também foi lançado o Disque Combate à Corrupção.

A atuação do GECCOR está delimitada ao exercício das funções de polícia judiciária. O grupo conta com apoio técnico da Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O dever do Estado é oferecer saúde, educação e boas oportunidades ao seu povo. Para isso, é fundamental combater a corrupção, que é responsável por desviar recursos que seriam investidos nestas áreas“, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Na inauguração da nova sede, o secretário Rodney Miranda destacou que diversas operações de combate à corrupção têm sido realizadas em Goiás. Ele citou a ação deflagrada nesta quinta-feira, que resultou na prisão de sete pessoas e no cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão por crimes cometidos pela gestão anterior no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Em Goiás, o combate à corrupção é levado a sério. Onde houver irregularidades, estaremos atentos para coibir. Nossas forças policiais contam com total liberdade para que façam seu trabalho contra aqueles que insistem em causar prejuízos ao poder público”, assegurou o titular da SSP.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, com a nova sede, o GECCOR terá condições de produzir ações cada vez mais efetivas contra a corrupção. “Queremos recuperar dinheiro e bens públicos que foram desviados e deixaram de servir o bem comum”, disse Odair José Soares.

Sonho realizado
Em seu discurso, o titular do GECCOR, delegado Rômulo Figueiredo de Matos afirmou que, ao fortalecer o combate à corrupção, o Governo de Goiás realiza um sonho antigo da Polícia Civil. “Vivemos um clamor social muito grande nos últimos anos. A criação de um grupo especializado para combater crimes de corrupção demonstra a seriedade e o comprometimento da atual gestão com o povo goiano”, declarou.

Participação da população
Por meio do telefone 181, qualquer cidadão que tiver informações de atos de corrupção poderá fazer sua denúncia de forma anônima. “Trata-se de mais um canal para que a sociedade nos ajude a descobrir quem esteja se beneficiando ilegalmente de recursos públicos. Nossa meta é ter a população como parceira nessa luta”, ressaltou o secretário Rodney Miranda.

O governador Ronaldo Caiado também destacou a importância da participação da população no combate à criminalidade. “É algo fundamental. Estamos oferecendo tranquilidade para que os goianos denunciem de forma anônima para que nossos policiais cumpram seu papel”, assegurou.

 

Fonte/Foto: SSP-GO.