GOVERNO DE GOIÁS LANÇA OPERAÇÃO PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA NAS COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO E HOMENAGEIA FORÇAS POLICIAIS

Ações serão coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública; Todas as forças policiais estão mobilizadas

“Em 2019, a Segurança Pública em Goiás superou todas as expectativas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (09/12), durante o lançamento da Operação Natal Seguro. Um dos principais objetivos da ação é garantir ainda mais segurança durante as comemorações de final de ano, uma vez que, neste período, o Estado recebe um grande fluxo de pessoas.

A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estão mobilizados nas ações as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). “Goiás mostra diariamente, que não vai se curvar à criminalidade. Nossas tropas trabalham incansavelmente para garantir mais tranqüilidade aos cidadãos goianos”, declarou o governador.

Durante todo o período da operação, a presença policial e o trabalho do serviço de inteligência de todas as forças policiais serão intensificados. Entre as ações, também estão pontos de bloqueio, patrulhamentos e abordagens de pessoas e veículos em locais com grande número de pessoas.

Estão previstas, ainda, ações de inteligência, fiscalização e cumprimentos de mandados de busca e apreensão. “Os focos principais de combate são roubos e furtos contra estabelecimentos comerciais e contra os consumidores que vão ao comércio fazer suas compras de final de ano. Também vamos atuar para coibir crimes contra residências, uma vez que muitas famílias costumam viajar nessa época”, explicou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda.

Mais de 30% do total de agentes de segurança estarão reforçando o efetivo da operação. As ações serão realizadas em todo o Estado, especialmente em áreas onde existem maiores concentrações comerciais, como por exemplo, a região da Rua 44, em Goiânia. “Vamos garantir que nossa população tenha um Natal e um Ano Novo com a mais absoluta tranqüilidade”, garantiu Rodney Miranda.

O titular da SSP também agradeceu o empenho de todas as forças policiais na luta contra o crime ao longo de 2019. “Vocês conseguiram reduções históricas em todos os crimes de violência. A população reconhece o excelente trabalho que cada corporação tem realizado em todo o Estado”, disse.

Reconhecimento
Em seu discurso, o governador também elogiou as ações coordenadas pela SSP em 2019, bem como o desempenho de cada força policial. “Somos referência em combate ao crime e em qualificação de policiais de todo o Brasil, que vem para Goiás em busca de especialização”, enalteceu Ronaldo Caiado. Uma empena gigante foi fixada à fachada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira com fotos de representantes de todas as tropas.

O secretário Rodney Miranda destacou, ainda, que o apoio do Governo de Goiás às forças policiais tem sido o grande diferencial para a redução da criminalidade. Citou, entre outras ações, a extinção da terceira classe, que reestruturou as carreiras de mais de 2,6 mil servidores que foram transferidos para a graduação de soldado de segunda classe. Antes, recebiam R$ 1,5 mil. Com a ação da atual gestão, os salários foram para R$ 5,7 mil.

Diversas autoridades estiveram presentes. Entre elas, o secretário Nacional de Segurança Pública adjunto, coronel Freibergui Rubem; a secretária de Comunicação do Estado de Goiás Valéria Torres; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum; o delegado-geral da Polícia Civil Odair José Soares; o comandante-geral interino do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda; e o superintendente interino de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos.

Fonte/Foto: SSP-GO