Governo de Goiás lança programa Mais Segurança nesta quinta-feira

Trata-se de um pacote de medidas de curto e médio prazo que vão reduzir, ainda mais, os indicadores de criminalidade no Estado, além de garantir maior sensação de segurança à população

O governador José Eliton e o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, lançam nesta quinta-feira (19), às 15h30, o programa Mais Segurança. Trata-se de um pacote de medidas de curto e médio prazo que vão reduzir, ainda mais, os indicadores de criminalidade no Estado, além de garantir maior sensação de segurança à população. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE).

Entre as primeiras medidas estão ações de segurança nos terminais do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, com a participação das forças policiais. Serão instituídos o Batalhão de Terminal, composto pela Polícia Militar, e o Viagem Mais Segura, que contará com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Um dos principais objetivos é garantir mais segurança nas rotas do transporte público. Para isso, serão realizadas ações ostensivas da Polícia Militar que vão ampliar a presença policial na comunidade.

Dentro do policiamento nos terminais, a Polícia Civil instituirá uma unidade especializada da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para investigar crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, além de mapear agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais. Os principais terminais de Goiânia contarão com dispositivos de monitoramento por câmeras. A ideia é promover mais interação entre polícia e comunidade e permitir que a população faça denúncias e busque atendimento de emergência.

Valorização

O Governo de Goiás, por meio da SSP, promoverá mais 500 policiais. A medida vai garantir mais motivação às forças de segurança e proporcionar um trabalho ainda mais efetivo junto à comunidade. Também será realizado concurso público para a contratação de mais 100 delegados para a Polícia Civil.

O programa Mais Segurança também prevê um incremento da frota de veículos das forças policiais especiais. Novas viaturas serão adquiridas. Modernização Para agilizar procedimentos, especialmente em municípios do interior, haverá uma mudança na lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O objetivo é fazer com que a Polícia Militar e demais forças de segurança também possa lavrá-los. Neste sentido, será formalizado um Termo de Acordo e Cooperação (TAC) entre Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Também será lançado o Instituto de Identificação Virtual da Polícia Civil. O atestado de antecedentes poderá ser expedido de forma digital. A iniciativa vai desburocratizar o modelo atual. Igualmente, a expedição de carteiras de identidade será feita por meio de agendamento segundo o padrão Vapt Vupt de atendimento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta