Individual de Lauro Gontijo inaugura temporada 2020 na Vila Cultural

Artista expõe, até o dia 1º de março, 12 telas em que elementos naturais e artificiais da paisagem formam uma percepção bastante particular da realidade

A primeira individual do artista plástico Lauro Gontijo, intitulada Jardim, abre no próximo sábado, dia 18, a temporada 2020 de mostras e exposições da Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Goiás).

Nas 12 pinturas em óleo sobre tela de pequenas e grandes dimensões, o artista lança um olhar sobre resquícios da natureza dentro da paisagem urbana de Goiânia, cidade que o brasiliense escolheu para viver e desenvolver seu trabalho.

Durante a exposição, o público poderá interagir diretamente com o artista. Além disso, a coordenação da Vila Cultural desenvolverá ação educativa, recebendo escolas e grupos para visitas guiadas.

Segundo Lauro Gontijo, o nome Jardim funciona como uma provocação, pois as telas combinam fragmentos de paisagem, que sobram da natureza, com elementos artificiais. “Eu faço um jogo quase como uma colagem, por meio da pintura a óleo, entre elementos naturais e artificias”, diz ele, comentando que as obras começam a partir de fotografias tiradas em suas andanças pela cidade.

Para o coordenador da Vila Cultural, Gilmar Camilo, a exposição trata de um das temáticas mais expressivas das artes visuais. “No campo das representações artísticas, a paisagem sempre foi um tema muito caro. E talvez um dos favoritos na arte a ser executado pelos artistas. Com esta exposição, Lauro aborda várias questões e traz também a tradução da paisagem para a pintura contemporânea que ele produz hoje. E contemplando a cidade de Goiânia que ele escolheu para morar”, afirma.

Lauro Gontijo afirma que a parceria com a Secult foi um “casamento muito bacana” pela oportunidade de ter um espaço com qualidade estrutural e com uma equipe acolhedora. “É motivador estar num espaço incrível, que é bem cuidado, ao lado deste monumento fantástico que é o Teatro Goiânia”, diz.

O artista comenta que está vivendo uma grande expectativa com a exposição, já que esta é a sua primeira individual. “De fato, é a primeira vez que posso reunir mais de uma dezena de trabalhos dessa nova produção de refletir e pesquisar a relação de natureza e o artificial dentro da paisagem urbana”, afirma Gontijo. O trabalho do artista ficará exposto de 18 a 1º de março.

Currículo

Residente em Goiânia e formado em Artes Visuais pela UNB, o brasiliense Lauro Gontijo tem desenvolvido sua poética através da pintura, em que busca estabelecer um diálogo com a paisagem local urbana e as noções de artificial e natural.

Em 2009, fez parte de um coletivo que foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte), da região Centro-Oeste, um dos mais importantes das artes plásticas no país. O artista já expôs em Brasília e esta é sua quarta participação em mostras pela cidade de Goiânia, e sua primeira individual.

Com curadoria de Rodrigo de Almeida Cruz, Jardim traz ao público recortes de elementos pinçados da paisagem local, que dialogam também com a ideia de resgate da noção de paisagem como percepção da realidade. As pinturas apresentam uma atmosfera que combina descuido e improviso, na interação entre natural e artificial. Sempre inspiradas na paisagem da rotina diária do artista.

Exposição: Jardim

Artista: Lauro Gontijo

Abertura: Sábado, dia 18 de janeiro de 2020

Horário: 16 horas

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Sala Sebastião Augusto Barbosa Filho)

 

FONTE: Comunicação Setorial Secult Goiás.