Musical inspirado em O Rei Leão será apresentado pela primeira vez por autistas em Goiânia

O famoso desenho infantil é narrado de uma maneira lúdica e inclusiva

O espetáculo musical “O Ciclo da Vida” narra a trajetória de Simba, filho do Rei Mufasa e da Rainha Sarabi de uma maneira diferente. A história que todos conhecemos ganhou uma nova roupagem e adaptação, já que toda a trama é encenada por crianças, atores e cantores com transtorno de espectro autista (TEA).

O famoso desenho infantil é narrado de uma maneira lúdica e inclusiva, criando um atrativo para as crianças e adolescentes. Simba, quando é expulso de seu bando, cresce sozinho na selva tendo que lidar com a diversidade de animais e busca acolhimento entre outros grupos. E inspirado neste contexto de integração que a peça retrata a importância da diversidade, refletindo a pluralidade de cada criança, cada participante, mostrando que não há limites para a arte.

ADAPTAÇÃO

Há 3 anos o projeto é desenvolvido como forma de fortalecer a autoestima e a autonomia das crianças e adolescentes. O musical “O Ciclo da Vida”, tem a participação de 28 autistas entre crianças, jovens e adultos. Vários profissionais especializados e muitas mãos amigas se uniram para desenvolver esse trabalho.

Para os mais habituados ao mundo do teatro, é importante ressaltar que toda a produção é pensada e feita para que as crianças, jovens e adultos se sintam à vontade no ambiente. A luz, o som, a capacidade do teatro e etc, tudo colocado de maneira agradável e aconchegante para os atores, portanto, um ambiente ideal para a integração, também, do público ‘TEA’ com a peça.

INTEGRAÇÃO

A Ideia central desta iniciativa é garantir maior acesso à cultura para famílias e classes sociais que têm dificuldade em participar de um projeto como esse, ou ter acesso a alguns dos principais teatros em cartaz.

SOBRE O NAIA

Formado por pais, amigos e familiares de autistas, a missão do NAIA sempre foi a de proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna, integrando-o à sociedade. Segundo o coordenador do grupo Marcelo Oliveira, “A ideia foi sempre oferecer à família da pessoa com autismo, instrumentos para a convivência no lar e em sociedade”. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. “Acreditamos que a arte e a cultura são elementos essenciais para ajudar na inclusão da pessoa com autismo e seus familiares”. Afirma o coordenador.

O espetáculo musical é realizado pela NAIA em parceria com o Instituto Vida Sonora da musicoterapeuta Kelly Tobias e a Cia Flor do Cerrado.

SERVIÇO:

O Ciclo da Vida – Musical 

Quando: 17 de novembro (Domingo)

Horário: 17H

Onde: Teatro Goiânia

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$10,00 (meia-entrada)
Pontos de venda físico: Sede do NAIA (Rua Florença Qd-34 Lt-03/04 – Jardim Europa, Goiânia – GO, 74330-045); Galeria Arte Space

Vendas Virtual: www.sympla.com.br

Informações: (62) 99521-8321

 

Fonte: Curta Mais

Link: http://www.curtamais.com.br/goiania/musical-inspirado-em-o-rei-leao-sera-apresentado-pela-primeira-vez-por-autistas-em-goiania