Operação apura fraudes em certificados emitidos pelo Corpo de Bombeiros em Goiás

Ação é realizada pelo Ministério Público com apoio da Secretaria de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros. Investigação apontou que shoppings e centros comerciais, em várias regiões da capital, tiveram seus certificados emitidos irregularmente. Entre os alvos estão membros do alto escalão da corporação

Operação está sendo realizada pelo Ministério Público do Estado de Goiás (Foto: Divulgação)

Uma operação realizada, na manhã desta terça-feira (14), apura fraudes na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO). Os policiais cumprem 5 mandados de prisão temporária, 17 de busca e apreensão em empresas, residências e instalações militares, incluindo o prédio do Comando-Geral da corporação.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e do Corpo de Bombeiros informou que o esquema, formado por bombeiros militares, incluindo membros do alto comando da corporação, ocupa-se em burlar o regramento normativo, concedendo Certificados de Conformidades (Cercons) para empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança, colocando vida e patrimônio da coletividade em grave e iminente risco.

Shoppings e centros comerciais, em várias regiões da capital, tiveram seus Cercons emitidos irregularmente, tornando alguns desses locais propícios à ocorrência de acidentes. Outras modalidades de crime também são alvo de investigação, como a aquisição de bens utilizados para publicidade e marketing em diversos eventos promovidos pela instituição.

As investigações apontaram ainda que o grupo recebia vantagens financeiras para interesse próprio, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares, de modo a justificar as concessões espúrias a determinadas empresas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) esclarece que, assim que tomou conhecimento da denúncia, começou a trabalhar em parceria com o MP-GO e a Secretaria da Segurança Pública.  De acordo com comunicado, a corporação esclarece que não coaduna com desvios de conduta ou atividades que possam ferir os princípios da legalidade e da moralidade, motivos pelos quais o CBMGO se colocou à disposição das autoridades para contribuir na apuração das reais circunstâncias dos fatos relatados.

 

Fonte/Foto:  Jornal o Popular.

Link: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/opera%C3%A7%C3%A3o-apura-fraudes-em-certificados-emitidos-pelo-corpo-de-bombeiros-em-goi%C3%A1s-1.1935308