POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS REALIZA MAIOR OPERAÇÃO DE COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE PEÇAS AUTOMOTIVAS DO BRASIL EM 2019

Mais de 100 mil peças foram apreendidas em Itapuranga

A Polícia Civil do Estado de Goiás realizou a maior operação de combate à falsificação de peças automotivas do Brasil em 2019. No total, foram apreendidas mais de 100 mil peças de veículos em um galpão localizado em Itapuranga. A mercadoria irregular está avaliada em R$ 5 milhões e era revendida para vários estados. O resultado da operação foi apresentado nesta quinta-feira (28/11).

De acordo com as investigações, os criminosos atuavam há cerca de um ano com a falsificação de peças. “Os produtos eram trazidos da China para Goiás. Os criminosos trocavam as embalagens originais por outras de marcas mais conhecidas e gravavam até mesmo o nome das marcas famosas nas próprias peças”, explicou o delegado Frederico Maciel, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor.

No local onde as peças foram encontradas funcionava uma empresa que produzia câmaras de ar, mas os policiais que investigam o caso acreditam que se tratava de apenas uma empresa de fachada para tentar ocultar as falsificações. O proprietário da empresa não foi encontrado no local. A empresa, inclusive, está no nome de outra pessoa.

Mais de 20 funcionários trabalhavam no local no momento da operação. Todos eles serão investigados pela Polícia Civil. Análises feitas por indústrias comprovaram que as peças eram de baixa qualidade, o que causar diversos acidentes automobilísticos. As investigações tiveram início após denúncia recebida pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação ser encaminhada para a Polícia Civil.

Desde o início de 2019, as forças policiais têm realizado diversas operações para coibir crimes contra as relações de consumo. Ações neste sentido foram determinadas pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que todos os tipos de crime sejam combatidos em todo o Estado.

Fonte/foto: SSP – GO