Quatro cidades de Goiás estão entre as 30 mais violentas do país, aponta Ipea

Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade possuem os piores índices do estado. Estudo também aponta que aumentou 104,2% a quantia de homicídios em Goiás entre 2005 e 2015.

Em uma década, índice de homicídios aumentou 104% em Goiás (Foto: Paula Resende/ G1) Em uma década, índice de homicídios aumentou 104% em Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)

Em uma década, índice de homicídios aumentou 104% em Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)

As cidades de Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade estão entre as 30 mais violentas do país, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na segunda-feira (5). Os dados se referem ao ano de 2015.

Chamado de Atlas da Violência 2017, o estudo foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento considera cidades com mais de 100 mil habitantes.

Na 20º posição no ranking nacional, Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, lidera a lista dos municípios mais violentos de Goiás, a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI) aponta 75 mortes a cada 100 mil habitantes.

Cidades mais violentas do  país, segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1) Cidades mais violentas do  país, segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)

Cidades mais violentas do país, segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)

A cerca de 30 km de Novo Gama, Luziânia é considerada a 21º cidade mais violenta do país e a segunda no estado. O município tem uma taxa de 74,7 mortes a cada 100 mil habitantes.

Moradora de Luziânia, a comerciante Ane Ramos reclama da insegurança. “Eu fico com medo constante”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Na 24ª colocação nacional e 3º no estado, está Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, com índice de 73,7 mortes. Logo depois está Trindade, cidade considerada a 26ª mais violenta do país e 4ª no estado, com 69,8.

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) alega que “graças ao trabalho do setor de inteligência e às ações ostensivas das forças de segurança pública, Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade já apresentam redução nos índices de criminalidade desde 2016.”

Quatro cidades goianas estão entre as mais violentas do país, diz Ipea

Quatro cidades goianas estão entre as mais violentas do país, diz Ipea

O G1 entrou em contato com as prefeituras de Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade, mas não obteve um posicionamento sobre o Atlas até a publicação desta reportagem.

Mortes em Goiás

O estudo também aponta que aumentou 104,2% o número de homicídios em Goiás entre 2005 e 2015. Ao longo desta década, 24.095 pessoas foram mortas em território goiano.

Sobre os dados estaduais, a SSPAP afirma que os índices no estado também estão reduzindo, “quando se compara o período de janeiro a maio de 2017 com o mesmo período de 2016, Goiás alcançou redução de 17,6%” nos homicídios .

A SSPAP destaca também que, “com a realização de ações policiais integradas de repressão qualificada, está conseguindo retirar uma grande quantidade de armas irregulares das ruas. Este ano, já foram apreendidas cerca de 2 mil armas”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta