Tradição culinária e inovação se encontram no Caturama

crop

1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro,  em Silvânia

Pratos e petiscos doces e salgados custando de R$ 3 a R$ 15 vão fazer a festa dos visitantes do Caturama – 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro,  em Silvânia, desta quinta-feira, dia 3 a sábado, dia 5. Pastel em forma de trem, coxinha, quibe, pratos com frango, linguiça e peixe, sanduíches e torresmo, por exemplo, combinados com guariroba, mandioca, salada e muita criatividade, estão no cardápio.

Basta ver os nomes: Arroz com os Trem Tudo Dentro, Piuí Abacaxi, Chica Loucomotiva, Trenzão Burguer, Maria Fumaça, Frango no Trilho, Pastel de Vagão, Segue Viagem, Carga de Torresmo. Caturama, palavra indígena que quer dizer boa sorte, também é uma torta de guariroba tradicional de Silvânia.

O festival mobiliza os municípios da Região da Estrada de Ferro, Bonfinópolis, Caldazinha, Catalão, Goiandira, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis, que foram convidados a mostrar o que têm de mais especial na culinária.

O Caturama é o primeiro festival do Programa Rotas Gastronômicas, um projeto inovador do Governo de Goiás, lançado pela Goiás Turismo no último dia 13 de setembro. O presidente da autarquia, Fabrício Amaral, se mostra satisfeito: “A gente está muito feliz com esse início de trabalho e com a nova formatação dos festivais gastronômicos”.

E acrescenta: “Duas coisas chamam a atenção das pessoas sobre Goiás: o povo, pela receptividade, pelo carinho, pela alegria com que a gente recebe as pessoas e a Gastronomia, um ponto muito forte do nosso trabalho, do Estado, então vamos resgatar isso tudo, de uma maneira lúdica, inclusiva, isso é muito importante, pra que os turistas venham aqui e desfrutem das nossas delícias culinárias”.

Programação

O presidente da Goiás Turismo participará da abertura do 1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro, em Silvânia, às 19 horas desta quinta-feira. Em seguida, tem uma apresentação cultural e a Cozinha Show da Évora Gastronomia. O show com PH e Michel está previsto para as 21 horas.

A programação começa sempre às 19 horas, depois tem a apresentação cultural e um show musical marcado para 21 horas. Na sexta-feira, dia 4, o espetáculo é com Almir Pessoa. Encerra o festival, no sábado, Danilo Hudson. A festa da Gastronomia em Silvânia termina à meia-noite do dia 5.

Rotas Gastronômicas

O Programa Rotas Gastronômicas reúne Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. O objetivo é desenvolver a gastronomia nos municípios goianos por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das 10 Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia goiana.

A regionalização é o foco e o grande diferencial do projeto. A partir dessa iniciativa inédita, os municípios terão apoio do Governo do Estado na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e noções de economia para agregar valor ao produto existente na comunidade.

O Programa da Goiás Turismo, além disso, vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria de qualidade de vida da população. A preocupação com o Meio Ambiente também faz parte do Rotas Gastronômicas, que irá promover a qualificação sobre os potenciais nutricionais, culturais, econômicos, medicinais e ambientais dos alimentos da sociobiodiversidade, relacionando-os ao movimento da Gastronomia Regional, à Agricultura Familiar, Agroecologia, Economia Solidária e Educação Ambiental.

Dentro dessa nova perspectiva, os municípios de Niquelândia (Região Vale da Serra da Mesa), Silvânia e Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia (Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) já estão engajados para trabalhar regionalmente, por meio de Festivais Gastronômicos e seminários de Turismo e Gastronomia.

Cooperação técnica

A Goiás Turismo assinou Termos de Cooperação com três entidades, para beneficiar toda a sociedade. O primeiro Termo prevê a parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás no Projeto Cozinha e Voz, para resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade. O segundo deles é com o Sebrae, para capacitação. O último acordo, com a Goiás Fomento, é para oferecimento de linha de credito especial para o Turismo.

Por tudo isso, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, reafirma: “O Programa Rotas Gastronômicas vai destacar as coisas fantásticas que a Gastronomia do Estado de Goiás pode oferecer, de forma regionalizada, valorizando cada produto, cada elemento, apresentando linhas de crédito e implementando um trabalho social de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, envolvendo a sociedade e várias pastas do Governo, com foco em inovação”.

Serviço:
Evento: Caturama –1º Festival Gastronômico da Estrada de Ferro
Data: de 3 a 5 de outubro de 2019
Horário: 19 às 24 horas
Local: Lago Marcio Luiz dos Santos, Bairro Maria de Lourdes – Silvânia (GO)

Assessoria de Comunicação Agência Estadual de Turismo – Goiás Turismo
Mais informações: (62) 3201-8106