Mostra de Dança Paralelo 16º. De 16 a 25/2. Em Goiânia

Em sua nona edição, a mostra de dança Paralelo 16º fará espetáculos em bares, ruas e teatros de Goiânia entre os dias 16 e 25 de fevereiro.

As apresentações são divididas em três eixos distintos: cena aberta (nas ruas), cena livre (nos teatros) e cena proibida (para maiores de 18 anos), a grande novidade desta edição. Também serão oferecidas duas aulas públicas.

Todas as atividades são gratuitas, mas o evento promove uma campanha de arrecadação de mantimentos para a Vila São José Bento Cottolengo, que fica em Trindade, solicitando aos espectadores a doação de um quilo de alimento não perecível.

Entre os convidados estão Cabaré Rosa Grená (GO); Virtual Cia. de Dança (São José do Rio Preto/SP); Nômades Grupo de Dança (GO); Grupo PlanoP (GO); Balé do Teatro Castro Alves (BA), Grupo Contemporâneo de Dança (GO); Giro 8 Cia de Dança (GO); Nalini Cia. de Dança (GO). O encerramento será do Grupo Pablo Rotemberg, da Argentina, que apresentará no Teatro Goiânia o espetáculo La Wagner, proibido para menores de 18 anos.

O Paralelo 16º é uma realização da Quasar Cia de Dança, da Associação Quasar de Cultura e da Arte Brasil Eventos. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, por meio da SEDUCE/Governo de Goiás e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal – Governo Federal.

De acordo com Vera Bicalho, diretora e idealizadora do Paralelo 16º, esta edição traz a uma novidade: os espaços a serem ocupados não são somente aqueles convencionais da dança. Ao contrário, a proposta é invadir a cidade e se apropriar de sua arquitetura e espaços urbanos, se aproximando, inclusive, do público da cena noturna de bares da capital. “São espetáculos nas ruas e praças, e espetáculos que conversam com a cidade e espetáculos apresentados em espaços alternativos, que se infiltram nos espaços underground”, explica.

Destaque internacional

Um dos pontos altos desta edição será o espetáculo do grupo argentino Pablo Rotemberg, “La Wagner”, no último dia do evento. O público assistirá a quatro mulheres, como quatro Valquírias, que acompanham a música de Richard Wagner e atacam com a difícil tarefa de desarmar estereótipos e denunciar os preconceitos relacionados à feminilidade, violência, sexualidade, erotismo e pornografia. “É um espetáculo extremamente forte, impactante, que trata de questões pertinentes ao universo feminino, suas lutas, anseios, desejos, sexualidade, violência. Trata de questões humanas profundas e íntimas através de um espetáculo de contrastes. Há um choque entre a banalidade e o sublime, o irreverente e o consagrado”, define Bicalho.

Serviço – Nona edição do Paralelo 16º

Data: 16 a 25 de fevereiro

Local: Diversos locais de Goiânia/GO – programação completa será divulgada em breve

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta