Show Cláudia Vieira interpreta Caetano Veloso. Dia 01/8 às 20 hs no Teatro SESI

Cor Multiplicada é o show que a cantora Cláudia Vieira apresenta dia 1º de agosto, às 20 horas, no Teatro SESI. Trata-se de uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso. Músicas de diferentes fases do artista estarão no repertório.   Para acompanhá-la, a cantora convidou  Fred Praxedes (teclados), Emídio Queiroz (guitarra/ violão), Nonato Mendes (baixo), Evaldo Robson (sax/flauta), Fred Valle (bateria)  e Sérgio Pato (percussão). Participação do cantor Walter Carvalho. A direção musical é de Nonato Mendes.

Cláudia Vieira é uma intérprete no mais amplo sentido da palavra. Nesse trabalho ela traz a trajetória de um dos maiores nomes da MPB, Caetano Veloso. O show pretende mostrar as fases e faces desse nome único da musicalidade brasileira, suas influências e características que mudaram sonora e antropologicamente a música brasileira .

Caetano Veloso é um personagem polêmico, com uma trajetória controversa e rica pela MPB. Um artista experimentalista, corajoso, com incursões por vários movimentos. Um dos protagonistas da Tropicália, sempre esteve presente nos assuntos sociais, políticos, antropológicos e musicais do Brasil. Um pensador como é descrito por vários acadêmicos, como Stélio Marras, Francisco Bosco, João Miguel e José M. Wisnik. Caetano sempre fez sua voz soar diante dos acontecimentos que assolam o país, sejam políticos, culturais ou comportamentais.

Sua maior característica é a multiplicidade, seu valor maior a ética, no sentido de afirmar valores: experimentação existencial, a liberdade, a pluralidade, a miscigenação.

Sua crença num país que deve ser misturado, sua idéia de antropofagismo vinda dos modernistas como Oswald de Andrade, do estrangeirismo, do estranhamento, que deve ser digerido, misturado e recriado.

Com o Tropicalismo trouxe guitarras e baixos eletrônicos para a MPB até então acústica, na sua eterna busca de misturar folclore, movimentos vanguardistas e música popular.

Sem dúvida é o nome mais pulsante da MPB, com uma contribuição poética e musical sem precedentes.

Traçar a trajetória desse ícone da música brasileira é contar a história do Brasil nos últimos 50 anos.

Em 2012, Caetano comemorou 70 anos de idade e 40 que voltou do exílio. Esta homenagem vai além de lembrar sua caminhada, reafirma a grande influência que sua obra exerce sobre as novas gerações com uma injeção de multiplicidade e pluralismo neste momento histórico onde o Brasil firma bases na sua própria identidade, com orgulho de suas raízes e sua história.

 

Serviço

Show: Cor Multiplicada com Cláudia Vieira

Dia: 1º de agosto (Terça no Teatro)

Horário: 20 horas

Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269-0800)

Ingressos: Doação de 2 kg de alimentos ou um livro literário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta