Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024
Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024, uma análise minuciosa da força de trabalho pública no Brasil, elaborado pela equipe do República.org
Com dados oriundos de fontes como RAIS, PNAD Contínua e ILOSTAT, além de estudos e análises de especialistas, a publicação desmonta mitos, expõe desigualdades e apresenta propostas para tornar a gestão pública mais efetiva e inclusiva.
O anuário é assinado por Vanessa Campagnac, Ana Luiza Pessanha, Paula Frias e Ana Paula Sales, que integram a equipe de Dados e Comunicação da instituição.
Um dado que chama atenção no documento é o crescimento expressivo dos vínculos temporários no serviço público. Entre 2003 e 2022, o número desses cargos aumentou 1.760%, passando de 38,5 mil para 716,2 mil.
Apesar da expansão, a maioria dos servidores continua sendo formada por profissionais com vínculo estatutário efetivo (isto é, ingressantes por concurso público), que compreendem 66,8% do total.
O anuário também revela que, ao contrário do senso comum, o Brasil tem apenas 12,2% de sua população economicamente ativa trabalhando no serviço público, número inferior ao de países como Reino Unido e França, onde mais de 20% da força de trabalho atua no setor público. Além disso, 61,7% dos servidores brasileiros estão nos municípios.
Acesse aqui o Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024 Anuario_Gestao_Pessoas