Audiência pública discute requalificação do centro de Goiânia

Os vereadores Aava Santiago, Fabrício Rosa e Paulo Magalhães realizaram uma audiência pública sobre o Projeto Centraliza, intitulado “Centraliza para o Povo!”, na próxima segunda-feira (10/6), às 18h30, no Mercado da 74, em Goiânia. O projeto busca discutir a requalificação do centro de Goiânia. O evento contará com a participação da população.

A audiência reunirá representantes de diversas instituições e entidades, como IPHAN/GO, CAU/GO, CREA/GO, e movimentos populares urbanos, além de membros do executivo e legislativo municipal e estadual. O objetivo é promover um debate inclusivo e transparente, trazendo à tona as preocupações e necessidades da população local, muitas vezes negligenciada nas discussões sobre políticas urbanas.
Os parlamentares destacam que nunca se posicionaram contra a requalificação ou qualquer outra iniciativa que tenha o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem vive ou trabalha no Centro, mas defendem que o debate precisa ser ampliado e ultrapassar as barreiras dos escritórios de incorporadoras imobiliárias.

“A ausência de estudos de impacto de vizinhança e de trânsito no Projeto Centraliza é uma falha grave que pode gerar um ônus insustentável para a administração pública”, afirma a vereadora Aava Santiago. “É fundamental que esse debate inclua as vozes dos cidadãos que vivem e trabalham no Centro, garantindo que o projeto atenda às suas reais necessidades”, acrescenta.

         
O vereador Fabrício Rosa destaca a importância da audiência para democratizar o processo de requalificação urbana: “Esta é a primeira oportunidade que a população terá para se expressar e influenciar diretamente o desenvolvimento do projeto. Estamos aqui para garantir que o Centro de Goiânia seja requalificado de forma justa e inclusiva Esse debate precisa ser um debate de verdade, ampliado e que envolva todos os interessados e não apenas uma reunião com foco apenas no desenvolvimento econômico, sem ao menos considerar os aspectos humano e ambiental .”
Para o vereador Paulo Magalhães, a participação popular é crucial: “Os movimentos populares têm um papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e equitativa. Teremos a presença de representantes de órgãos técnicos e de comerciantes, para que todos possam, num mesmo ambiente, discutir a melhor forma de melhorarmos a vida no bairro. O Centro é da cidade, é do povo que vive na cidade. Ouvir o povo é colocar a democracia em prática. Com certeza, a audiência pública “Centraliza para o Povo!” será um marco na história da cidade, reforçando a importância da participação cidadã nas decisões que impactam diretamente suas vidas e seu ambiente urbano”.
Serviço:
Audiência Pública “Centraliza para o Povo!”
Dia: Segunda-feira (10/6)
Horário: às 18h30
Local: Mercado da 74, Goiânia
Fonte: https://www.aredacao.com.br/noticias/211350/audiencia-publica-discute-requalificacao-do-centro-de-goiania