Colégio de Goiânia pede cabelo escovado a mães para sessão de fotos e gera indignação

Instituição diz que falou às mães para irem produzidas à sessão de fotos, mas pediu desculpas a todas que se sentiram ofendidas

Colégio Boas Novas, na Vila Paraíso, em Goiânia, gerou indignação ao pedir que as mães dos alunos participassem de uma sessão de fotos com os filhos maquiadas e com o cabelo escovado. No convite, que foi compartilhado em redes sociais e divulgado pelo G1, está escrito: “Dia 02/05/2022 (segunda-feira); teremos um lindo cenário para sessão de fotos; a mamãe deverá vir maquiada, cabelos escovados e linda como sempre.”

Ao site, a mãe de uma das crianças, que não se identificou, se indignou com o ocorrido. Ela, que tem cabelo crespo, assim como o filho, explicou a criança a necessidade de respeitar as diferenças e que não é preciso se encaixar em um suposto padrão de beleza.

“Expliquei para ele o que é um cabelo escovado, liso. Eu não gosto de fazer isso com meu cabelo, me acho bonita dessa forma, o cabelo dele também é assim e também é bonito. Expliquei que as pessoas têm que respeitar as diferenças e a gente tem que se impor.” Ainda segundo ela, a escola sempre a respeitou e a recebeu bem, mesmo sem os cabelos escovados. Contudo, ela diz ser importante debater a cultura que leva a esse tipo de mensagem.

Ela afirmou, também, que conversou com outras mães que se sentiram incomodadas com o pedido não só da escova, mas também da maquiagem. “É importante rever as palavras que naturalizam o que nunca foi natural. É pertinente falar. Se a gente vai deixando passar essa reflexão não acontece.”

Versão do colégio

Mais Goiás procurou a escola para comentar o assunto. Por nota, o colégio informou que a instituição “disponibilizou à todas as mães de nossos alunos, uma sessão de fotos para as comemoração do Dia das Mães. Essa informação foi repassada aos pais dos alunos por meio de um bilhete sugerindo, para as que quisessem participar, pois não se tratava de evento obrigatório, que seria interessante virem produzidas para a foto”.

Ainda de acordo com o colégio, até o momento não houve nenhuma reclamação direta sobre o conteúdo do bilhete, “que cita maquiagem e cabelos escovados como exemplo”. A unidade, contudo, pediu desculpas publicamente às mães de alunos que tenham se sentido constrangidas pelo conteúdo do convite.

“Declaramos que em momento algum foi a intenção de nossa instituição, pois sempre zelamos pelo profissionalismo e pelo bem estar de nossos alunos e familiares.”