Goiânia e Aparecida começam a aplicar na terça-feira a quarta dose da vacina contra Covid em moradores com 40 anos ou mais

Vacina contra Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia/Jucimar Sousa

A partir de terça-feira (21), os moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia que têm 40 anos ou mais poderão tomar a 4ª dose de vacina contra Covid-19. A liberação foi dada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira (20).

As Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Goiânia e Aparecida confirmaram que foram notificadas oficialmente no início desta tarde pelo MS.

A pasta de Goiânia informou que “a equipe de imunização está reunida para criação da estratégia a partir desta terça-feira”.

A SMS de Aparecida também registrou que deve ser organizar para atender a população a partir do dia seguinte e está elaborando um comunicado oficial com outras informações sobre a ampliação da vacinação.

Segundo informações do Minisério da Saúde, a recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) detalhou que, nas notas técnicas enviadas pelo MS, “recomenda-se que a população que já tem 40 anos ou mais de idade não gestantes e não puérperas vacinadas inicialmente com vacinas contra COVID-19 (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer)”.

O órgão também lembra que deve haver um intervalo de quatro meses da última da dose de reforço (3ª dose).

“Indivíduos com 18 a 39 anos de idade que iniciaram o esquema com a vacina Janssen e já completaram 4 meses do primeiro reforço (2ª dose) devem tomar o segundo reforço (3ª dose)”, informou o órgão.

Por Vanessa Martins, g1 Goiás