Goianos reclamam de demora de mais de quatro meses para emissão de carteira de identidade
Pessoas relatam que perderam viagens e até oportunidades de emprego por causa da falta do Registro Geral, em Goiânia. Instituto de Identificação afirma que problemas foram resolvidos.
Por Vanessa Martins, G1 GO
A empresária Hélia Paula contou que fez o requerimento para fazer novo documento em 31 de agosto de 2017. A previsão, era de que ela pegasse o novo documento em outubro do mesmo ano, no entanto, ela segue esperando pela emissão da identidade. “Nunca resolve. Sempre está faltando papel. Realmente é um absurdo, né? Eu acho”, afirmou.
Segundo apuração da TV Anhanguera, os problemas de atraso começaram em agosto de 2017, quando o sistema de emissão das carteiras passou a ser digital. Na época, a proposta era de que, com a nova tecnologia, os documentos fossem emitidos em até cinco dias.
O presidente do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Breynner Vasconcelos, afirmou que os problemas com o novo sistema já foram resolvidos.
“A partir do dia 2 de janeiro de 2018 nós começamos a trabalhar com uma empresa terceirizada com capacidade de impressão de até seis mil requerimentos por dia. Então, nós fizemos uma previsão de que, no máximo, até a segunda quinzena de fevereiro, a gente esteja com todos os casos solucionados”, defendeu.
O órgão pode emitir identidades até no mesmo dia ou em até uma semana das situações emergências. O instituto considera casos de urgência pessoas que já tinha viagem marcada antes do pedido de emissão do documento, problemas de saúde e concursos públicos.
Problemas
O técnico em informática Fernando Martins de Oliveira relatou que tenta tirar o RG da filha desde setembro de 2017. Segundo ele, o objetivo era ajudá-la a conseguir um emprego temporário no fim do ano.
“Em outubro já ficaria tudo pronto, 30 ou 40 dias depois. No entanto, já 104 dias tentando por a mão na carteira de identidade e nada. Não deu certo. Segundo informações, estão aguardando impressão”, reclamou.
Já a pedagoga Elisângela Rodrigues Batista foi até o Instituto de Identificação para tentar emitir o documento com agilidade. Ela reclama que está com dificuldade de finalizar uma compra por causa da falta do RG.
“Estou fazendo a compra de um carro. Já efetuei a compra praticamente, mas na hora de fazer a transferência do carro eu não consigo porque preciso da identidade. O que eu acho absurdo é que é um documento essencial, nós somos cidadãos, pagamos nossos impostos e temos que esperar 60 dias e ainda corre o risco de não conseguir”, desabafou.
Após perder a primeira entrevista na Polícia Federal para emitir o passaporte por estar sem o RG, a dona de casa Doraci Maria da Silva contou que deve acabar perdendo a segunda tentativa porque, mesmo já tendo solicitado a emissão da identidade, continua aguardando a impressão. “Não sei o que fazer. Vou voltar a adiar a viagem”, disse.
https://g1.globo.com/goias/videos/v/goianos-reclamam-que-esperam-ha-cerca-de-seis-meses-pela-carteira-de-identidade/6408917/
Veja outras notícias do estado no G1 Goiás.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!