Mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos são oferecidas em escolas de Goiás
Inscrições devem ser feitas pela internet, conforme cronograma de cada edital. Há oportunidades para qualificação, capacitação e ensino técnico.
Por Thauany Melo*, g1 Goiás
Escola do Futuro do Estado de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia — Foto: Eduardo Ferreira/Governo de Goiás
As unidades da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) estão com 6, 1 mil vagas abertas para cursos gratuitos. As oportunidades são para as áreas de gestão e negócios e, também, informação e comunicação. A inscrição deve ser feita no site da instituição.
A inscrição é gratuita e, para preencher o formulário, o candidato deverá ter em mãos todos os dados da sua documentação pessoal. Para participar, é necessário ter 16 anos até o ato da matrícula e o ensino fundamental completo. Cada edital dos cursos possui data de inscrição e critérios diferentes (confira no final do texto).
As oportunidades de ensino estão vinculadas às unidades escolares Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), Luiz Bittencourt (Goiânia) e Sarah Luísa Kubitscheck de Oliveira (Santo Antônio do Descoberto).
O processo seletivo foi formulado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo o Centro de Educação Técnico e Tecnológico da UFG (CETT), a distribuição de vagas foi feita de acordo com uma análise das carências no mercado de trabalho do estado.
Classificação
A classificação nos editais depende do curso escolhido e pode seguir critérios como sorteio, a média global do último ano do ensino médio ou a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Escola do Futuro ou pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG (CETT/UFG) na data prevista no edital.
No caso de dúvidas, o candidato pode ligar nas respectivas secretarias das unidades de ensino: Luiz Rassi (62 3582-4140), Sarah Kubitschek (61 3773-2874) e EFG Luiz Bittencourt (62 3576-3836).
Para receber o certificado de conclusão do curso, o estudante precisará alcançar o mínimo de 60% de aproveitamento na aprendizagem e obter 75% de frequência até a finalização dos estudos.
Confira os editais disponíveis:
Cursos de qualificação profissional (703 vagas)
Cursos de capacitação profissional (4.113 vagas)
Cursos técnicos presenciais (330 vagas)
Cursos de Capacitação Profissional EAD (960 vagas)