PCGO apresenta novas estratégias para combate ao tráfico de drogas e crimes rurais no interior

A Polícia Civil de Goiás apresentou nesta terça-feira (15), no auditório da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), a nova estratégia de combate à criminalidade nas cidades do interior goiano, e que deve representar um duro golpe em organizações criminosas voltadas para o tráfico de drogas e delitos rurais. Apenas no mês de março, mais de 100 operações já foram realizadas no interior, as quais materializam esse objetivo. Em 2022, 467 operações movimentaram equipes no interior e 56 na capital, somando 523 operações em todo o Estado.

A apresentação sobre a nova estratégia da instituição, que inclui aplicação de recursos da ordem de R$ 8 milhões (computadores, armas, mobília, drones, leitores biométricos), foi coordenada pelo secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda; o Delegado-Geral da PCGO, Alexandre Pinto Lourenço; pelo gerente de planejamento operacional, delegado Rilmo Braga; e pelo delegado regional Danilo Fabiano (8ª DRP – Rio Verde).

As autoridades abordaram a intensificação das operações voltadas para esse tipo de delito e a repercussão das medidas nos indicativos de criminalidade em Goiás. Entre as ações abordadas na coletiva está Operação Apocalipse realizada hoje, em Anápolis; e a Operação Tentáculos, realizada na semana passada, no sudoeste goiano, e que resultou na prisão de mais de 40 pessoas, integrantes de uma grande rede de tráfico de drogas em, pelo menos, seis cidades da região.

Entra no balanço ainda a prisão de importante traficante de drogas na região de Iporá, o qual foragido desde o ano de 2019, e foi localizado durante operação do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (GENARC) de Iporá, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), no último dia 11.

Ainda com o foco na área rural do interior do estado, a Polícia Civil, através da Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Rurais (DERCR), bem como dos Pontos Focais Rurais do interior (Projeto recém-lançado pela SSP e pela PCGO), concluiu, na última semana, operações na área rural que culminaram com a prisão de mais de 20 criminosos e a apreensão recorde de mais de 1.000 cabeças de gado, tudo isto apenas no ano de 2022, no âmbito das novas diretrizes da PCGO no combate aos crimes no interior do Estado.