PL cria política de saúde mental para profissionais da segurança pública, em Goiás

Objetivo é fortalecer as ações de prevenção, assim como o combate as doenças e ao sofrimentos psíquicos.

 

Projeto de lei que dispõe sobre saúde mental de profissionais da segurança pública está em tramitação na Alego (foto: reprodução)

 

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei que dispõe sobre a criação de uma Política de Atenção à saúde mental de profissionais que compõem a segurança pública de Goiás. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, assim como o combate as doenças e ao sofrimentos psíquicos. Além das ações de conscientização, o programa visa a criação de grupos de atendimento e canais diretos de ajuda psicológica.

É importante ressaltar que para exercer com o excelência a segurança pública, os profissionais precisam estar bem psicologicamente. Desta forma, se torna de extrema necessidade que o Estado dê a devida atenção à saúde mental destes trabalhadores. A justificativa para a criação do projeto de lei enfatiza que os policiais possuem uma rotina estressante e violenta e que essa realidade acaba gerando um certo sofrimento psicológico, o que acaba resultando na eficácia de sua atuação profissional.

O texto cita ainda que como consequência de uma má saúde mental está a falta de atenção e concentração, além de “alterações na memória, baixa autoestima, labilidade emocional, impaciência e dificuldades comportamentais associadas à negligência ou escrúpulo excessivo”. O texto também especifica sobre a “promoção e articulação de programas e grupos de atendimento que cheguem diretamente aos profissionais de segurança pública”, com o objetivo de fazer um alerta aos sinais de doenças mentais e a orientá-los a procurar ajuda.

O projeto é de autoria da deputada Adriana Arccosi, foi apresentado em maio, e determina que além de ações de conscientização por meio de peças publicitárias, sejam inseridos canais de ajuda nos materiais de comunicação interna das instituições de segurança pública do Estado de Goiás.

 

Fonte: Gabriela Amaral  07/06/2022, 17h37 para diaonline.ig.com.br