Polícia Civil de Goiás investiga ataque hacker ao Grupo Jaime Câmara

A Polícia Civil de Goiás está investigando o ataque hacker ao Grupo Jaime Câmara que, desde domingo (25/9), deixou fora do ar os sites do Jornal O Popular, Daqui e CBN Goiânia, além das rádios Executiva e Moov. O ataque bloqueou os acessos aos sistemas da empresa em Goiás e no Tocantins e teria sido uma tentativa de interromper todas as operações dos veículos de comunicação do grupo.
A Polícia Civil informou ao jornal A Redação que a investigação está sob responsabilidade da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e que, no momento, não fará nenhum comentário ou repasse de informações para não prejudicar o curso das investigações.

Segundo o site TV Pop, os criminosos responsáveis pelo ataque teriam dado prazo de sete dias para a empresa pagar R$ 1 milhão para que todos os dados acessados por eles não sejam apagados.

Sem acesso ao sistema, os telejornais locais da TV Anhanguera estão sendo produzidos de forma limitada. Além disso, o jornal O Popular impresso de segunda-feira (26) foi publicado com número menor de páginas. O site G1 Goiás segue funcionando normalmente por estar hospedado em um sistema da Globo.
O Grupo Jaime Câmara usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. Veja a íntegra da nota:
O Grupo Jaime Câmara foi vítima, neste domingo, de um ataque hacker criminoso que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa.
Em consequência desse ataque, nossos clientes e usuários poderão perceber alterações na qualidade de nosso conteúdo ou mesmo a indisponibilidade total, como no caso de algumas rádios ou dos sites de jornais.
Reforçamos que todos os dados de clientes e usuários são protegidos por criptografia e portanto não há risco de vazamento. O dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas.
Nossas equipes estão trabalhando intensamente e sem medir esforços para garantir a continuidade e o restabelecimento integral de todos os serviços e produtos.
Contamos com a compreensão de todos. Vamos juntos!
Fonte: https://www.aredacao.com.br/noticias/175197/policia-civil-de-goias-investiga-ataque-hacker-ao-grupo-jaime-camara