Polícia Civil indicia por abuso de autoridade PM que agrediu estudante em manifestação em Goiânia

Após análise de imagens, investigação também concluiu que Mateus Ferreira não participou de nenhuma depredação durante ato.

Polícia Civil concluiu o inquérito que apura a agressão sofrida pelo estudante Mateus Ferreira, de 33 anos, durante um protesto em Goiânia. Após analisar mais de 40 horas de imagens no dia da manifestação, as investigações mostraram que ele não participou de nenhuma depredação durante o ato. O capitão da Polícia Militar Augusto Sampaio, que acertou um cassetete na cabeça do manifestante, foi indiciado por abuso de autoridade. O policial também vai responder por lesão corporal no âmbito militar.

“Qualquer atentado contra a incolumidade física do cidadão configura esse abuso de autoridade. Houve uma desproporção na ação do policial, que provocou o segundo crime, que é a lesão corporal grave. Como ele estava em serviço, isso passa ser um crime militar. Vamos encaminhar ao juiz, que deve enviar cópia do inquérito para o Ministério Público Estadual e para o Ministério Público Militar”, disse o assessor de imprensa da Polícia Civil, Gylson Ferreira.

O assessor de comunicação da Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Mendes, afirmou que já foi concluido o Inquérito Policial Militar (IPM) e deve se manifestar na próxima semana sobre o caso.

O inquérito também concluiu que não houve tentativa de homicídio, levando em consideração que os dois não se conheciam e que o Mateus não era o alvo do policial. “O estudante não era alvo do capitão, eles não se encontram em nenhum momento anterior a agressão. Qualquer pessoa que passasse por ali seria agredida”, explicou o assessor de imprensa.

Segundo Ferreira, com a análise das imagens, ficou comprovado que o PM não tinha intenção de acertar a cabeça do estudante. “É possível notar que o policial avança com o cassetete contra o estudante e o estudante, em uma atitude de reflexo, flexiona os joelhos, diminuindo a silhueta. Em seguida, ele é atingido”, concluiu.

 Capitão Augusto Sampaio foi indiciado por abuso de autoridade ao agredir manifestante (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera) Capitão Augusto Sampaio foi indiciado por abuso de autoridade ao agredir manifestante (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Capitão Augusto Sampaio foi indiciado por abuso de autoridade ao agredir manifestante (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta