Polícia investiga empresa de perfis fakes com ramificações em Goiânia e Aparecida

Computadores, celulares, pen drives e HDs foram apreendidos

A Polícia Civil de Goiás e do Amazonas investiga uma empresa de perfis fakes, coordenada por moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia, usadas para atacar juízes, promotores, deputados e policiais do Amazonas nas redes sociais. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (3).

Cinco goianos foram encaminhados para a delegacia pelos crimes de calúnia e difamação e liberados após prestarem depoimento.

De acordo com a polícia, a investigação começou em Manaus (AM) após serem identificados diversos perfis fakes com práticas de crimes contra honra, ofensas e incitações ao ódio no perfil da rede social de um servidor do Amazonas.

Ao verificarem a origem das contas, os policiais descobriram que os perfis eram comprados de uma empresa goiana. Essa empresa criava os perfis falsos e usava fotos de pessoas aleatórias para atacar os servidores e autoridades do Estado. Os perfis eram programadas para o “disparo de comentários, curtidas e directs” com ofensas no Instagram dos servidores.

Em publicações no perfil oficial da Polícia Miliar do Estado, por exemplo, os fakes comentavam que as operações estavam erradas e que juízes vendiam sentenças.

Polícia investiga empresas de perfis fakes goianas que atacavam juízes do Amazonas

Polícia investiga empresas de perfis fakes goianas que atacavam juízes do Amazonas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Durante a operação intitulada de “Fake Over” foram apreendidos computadores HDs, celulares e pen drives, dentre outros objetos, que serão periciados e usados para identificar a localização dos demais envolvidos e de possíveis vítimas.