Registro de pessoas desaparecidas: veja o que fazer se parentes sumirem

Delegada ensina como registrar e explica que não é necessário aguardar 24 horas. Grupo do MP-GO ajuda famílias na busca de desaparecidos e parentes que perderam o vínculo.

Delegada Ana Paula de Paula Machado, do Grupo de Investigação de Desaparecidos, em Goiânia — Foto: Michel Gomes/g1

Um levantamento feito pelo g1 mostrou que entre janeiro e abril de 2022, 844 registros de desaparecimentos foram feitos em Goiás, conforme a Secretaria de Segurança Pública. A delegada Ana Paula Machado, do Grupo de Investigação de Desaparecidos, que explicou o que fazer nestes casos.

“A partir do momento que a pessoa deixa o convívio familiar e some, a família deve imediatamente registrar ocorrência, não é necessário aguardar 24 horas. Quanto mais rápido a família noticiar o desaparecimento, maiores são as chances de encontrar a pessoa desaparecida”, explicou a delegada.

Segundo Ana Paula, o registro pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, no grupo especializado, em Goiânia (veja endereço no fim da reportagem), ou pela delegacia virtual. A investigadora explicou ainda que a partir do momento que a família comunica a Polícia Civil o desaparecimento de uma pessoa, é criado um alerta em âmbito estadual.

No site, há também uma aba com as fotos de pessoas desaparecidas e informações de cadáveres não identificados. Veja aqui.

Em Goiás, para fornecer informações sobre desaparecimentos, as pessoas podem ligar para a Polícia Civil, pelos números 197, (62) 3201-4826 ou (62) 3201-4834.

Busca ampliada

Para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), programa do Ministério Público de Goiás, também trabalha para localizar e identificar desaparecidos. O grupo faz buscas por sistemas eletrônicos e, conforme a gestora técnica do grupo, Estefânia Pollianna, busca fazer o atendimento de forma humanizada.

Estefânia mencionou que até pessoas que perderam o vínculo com parentes de forma voluntária podem pedir ajuda ao Plid.

Pessoas desaparecidas em Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

Pessoas desaparecidas em Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

“Não fazemos buscas só às pessoas desaparecidas que tem um boletim de ocorrência, nós ajudamos também aquelas pessoas que perderam o contato com parentes”, comentou Estefânia.

Para esse tipo de ajuda, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (62) 3243-8590 ou (preferencialmente) pelo e-mail plid@mpgo.mp.br. A gestora pontuou que é necessário contar como aconteceu a perda de vínculo, ter dados como o nome e, se possível o CPF, que é essencial na investigação.

“Nós temos caso de uma irmã procurando pelo irmão que irmão desapareceu com 4 anos de idade. Há 40 anos e conseguimos achá-lo aqui em Goiânia. Ele já estava casado e nós conseguimos com o cartório a certidão de casamento dele e a partir daí conseguimos o endereço, o telefone daí e 40 anos depois essa mãe encontrou esse filho”, contou Estefânia.

Serviço

Grupo de Investigação de Desaparecidos – GID

Delegada Ana Paula de Paula Machado

Av. Aristóteles, esquina com Rua Jacarandá, Quadra 48, Jardim Mariliza, Goiânia

Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

(62) 3243-8590

plid@mpgo.mp.br
Edifício-sede do MP-GO – Sala T-10 – Térreo – Ala A

Fonte: G1 Globo.com