AS PROMESSAS DE CAIADO. Caiado fez promessas específicas em um programa de governo registrado no TSE, em entrevistas e debates

Metodologia: O g1 levantou tudo e separou o que pode ser claramente cobrado e medido.

DIREITOS HUMANOS E SOCIAIS

Não cumpriu ainda

Ampliar o número de Creas

Ampliação do número de Centro de Referência Especializado de Assistência Social para atendimento às famílias e indivíduos com direitos violados.

Promessa consta do plano de governo.

Não cumpriu ainda

Criar Centros da Juventude

Instalar Centros da Juventude que disponibilizem serviços de psicologia, de psicopedagogia e de assistência social, oferecendo também cursos de línguas estrangeiras modernas, oficinas relacionadas à empregabilidade, empreendedorismo, ao protagonismo estudantil, a componentes curriculares, cultura e esporte, articulado com a rede pública de ensino.

Promessa consta do plano de governo.

ECONOMIA

Cumpriu

Criar os projetos Juventude Empreendedora e Escola da Juventude

‘Nesse contexto, menciono o investimento em projetos como: Juventude Empreendedora e criação da Escola da Juventude, que irá se tornar uma referência na qualificação de jovens empreendedores na área de alimentação e outros assuntos. São iniciativas que, além da qualificação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho formal, estimulam os participantes na formação empreendedora e orientam para criação de pequenos negócios geradores de renda.’

Promessa consta do plano de governo.

Cumpriu

Não aumentar carga tributária

Buscar eficiência na aplicação da carga tributária. O candidato se comprometeu a não aumentar ‘nenhum milímetro’ da carga tributária.

Promessa feita em entrevista à Rádio Interativa, em outubro de 2018.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Em parte

Transformar 50% das escolas em unidades de ensino integral

Aumentar o número de escolas estaduais com oferta de ensino integral: disponibilizar essa modalidade em, pelo menos, 50% da rede estadual de ensino, cobrindo até 25% do total de matrículas.

Promessa consta do plano de governo.

Cumpriu

Criar o Ideb Goiás

Instalar o Ideb Goiás para avaliar anualmente as escolas e a evolução dos estudantes.

Promessa feita em sabatina para O Popular, em agosto de 2018.

Cumpriu

Recriar a Secretaria de Cultura

Recriar a Secretaria de Cultura no estado de Goiás e realizar trabalho de interiorização da cultura.

Promessa feita em debate promovido pela Rádio CBN e pelo jornal O Popular, em setembro de 2018.

Não cumpriu ainda

Elaborar o Plano Estadual de Cultura

Elaborar o Plano Estadual de Cultura com ampla participação de todos os segmentos envolvidos, principalmente artistas, empreendedores, promotores culturais, entre outros.

Promessa consta do plano de governo.

Não cumpriu ainda

Criar a Casa da Cultura Goiana

Esta deverá ser uma entidade voltada à preservação, divulgação e incentivo à cultura e aos costumes de Goiás, com atuação em todo o estado, liderando uma rede de atividades associativas e recreativas.

Promessa consta do plano de governo.

INFRAESTRUTURA

Em parte

Homologar aeroportos do estado

Homologação dos aeroportos existentes em Goiás para assegurar transporte aéreo noturno.

Promessa consta do plano de governo.

MEIO AMBIENTE E AGRONEGÓCIO

Em parte

Implantar o instrumento REDD no governo

Incorporar o Instrumento do REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) na gestão ambiental do estado, inclusive como suporte à redução do índice de desmatamento e de focos de calor. Trata-se da Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal para receber recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Promessa consta do plano de governo.

SAÚDE

Não cumpriu ainda

Implementar a telemedicina no sistema de saúde

Criação de centrais regionais de regulação, com a visão global das vagas cirúrgicas, clínicas e de leitos de UTI, tendo como objetivo a eficiência e a definição de prioridades para a internação, contando com os recursos da chamada telemedicina: a utilização da tecnologia de informação com recursos audiovisuais para segunda opinião, confirmação diagnóstica e visitas aos leitos de UTI.

Promessa feita em entrevista ao JA 1, em setembro de 2018.

Em parte

Criar aplicativos, SMS e WhatsApp para marcar consultas e exames

Incorporar o uso de alguns recursos tecnológicos em prol do cidadão que precisa recorrer ao sistema de saúde, tais como aplicativos, SMS, WhatsApp e e-mail para tirar dúvidas de pacientes, agendamento e checagem de exames, marcação de consultas e orientação.

Promessa consta do plano de governo.

Em parte

Implantar 17 policlínicas no interior

Criar hospitais no interior com estrutura básica para atender pacientes em estado grave e dar a eles os primeiros atendimentos – incluindo a realização de algumas cirurgias. Depois, transferir esses pacientes para hospitais que tenham condições de finalizar o trabalho.

Promessa consta do plano de governo.

Cumpriu

Criar unidades móveis com mamografia e ressonância magnética

Levar unidades móveis com mamografia e ressonância magnética a zonas de maior carência do estado de Goiás.

Promessa feita em entrevista à Rádio CBN, em agosto de 2018.

Cumpriu

Incluir novas especialidades no Programa Saúde da Família

Dentro do Programa Saúde da Família, incluir novas especialidades na equipe. Além do médico, da enfermeira, do técnico de enfermagem e da assistente social, incluir um psicólogo, um educador físico e um nutricionista.

Promessa feita em entrevista à PUC TV, em agosto de 2018.

SEGURANÇA PÚBLICA

Cumpriu

Tornar públicos os dados do Sistema Único de Segurança Pública

Formação de um completo banco de dados criminais, padronizando e unificando as informações dos diversos órgãos direta ou indiretamente envolvidos com os temas Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas.

Promessa consta do plano de governo.

Em parte

Construir 3 unidades prisionais de segurança máxima

Construção de unidades prisionais de segurança máxima com capacidade para operar em Regime Disciplinar Diferenciado – RDD, abrigando entre 200 e 300 condenados por cometimento de crimes hediondos, com penas de reclusão iguais ou superiores a 8 anos. Locais que permitam os presos ficarem em celas isoladas e cada um com sua área individual de banho de sol (contato mínimo entre eles), eletronicamente monitoradas e automatizadas.

Promessa consta do plano de governo.

Cumpriu

Nivelar os salários pagos aos diferentes tipos de policiais militares

Novos policiais militares estão desmotivados por receberem salários menores – recém-contratados ganham R$ 1,5 mil. A promessa é que, no dia da posse, um dos primeiros atos é o de igualar esse salário dos policiais militares.

Promessa feita em entrevista à PUC TV, em agosto de 2018.

Cumpriu

Criar força-tarefa para coibir a ação de organizações criminosas

Criar uma força-tarefa juntando a inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar e o apoio da Receita Federal, da Polícia Federal e da Secretaria da Fazenda para fazer um ataque direcionado contra organizações criminosas.

Promessa feita em entrevista à Rádio CBN, em agosto de 2018.

TRANSPARÊNCIA

Cumpriu

Instalar um compliance público

Instalar, em parceria com a OAB-GO, um compliance público, um conjunto de regras e práticas para se controlar e gerir os gastos públicos, mostrando cada gasto do governo. O compliance público vai ter a presença de advogados, participando das decisões do governo, sabendo como é aplicado cada real.

Promessa feita em debate promovido pela Rádio CBN e pelo jornal O Popular, em setembro de 2018.

 

 

 

Créditos
  • EdiçãoClara Velasco, Felipe Grandin, Gabriela Caesar, Thiago Reis e Victor Farias (Conteúdo), Guilherme Gomes (Infografia) e Marcelo Brandt e Fábio Tito (Fotografia)
  • Produção e reportagemMurillo Velasco, Raquel Morais, Sílvio Túlio e Rafael Oliveira
  • DesignAlexandre Mauro
  • DesenvolvimentoRogério Banquieri, Antonio Lima, Igor Apolinário e Karla Lencina
  • Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
  • Fonte: https://especiais.g1.globo.com/go/goias/2019/as-promessas-de-caiado/#/3-anos-e-meio