Comitê de entidades se reúne com secretário do governador e pede concurso para a Polícia Civil

Integrantes do comitê das entidades que representam os servidores da Segurança Pública no Estado se reuniram hoje com o secretário particular do governador Marconi Perillo, Luciano Dantas, para falar sobre a falta de efetivo da Polícia Civil. Eles apresentaram ao secretário um relatório detalhado sobre a carência de pessoal ao longo dos anos, situação agravada recentemente, com a evasão de policiais, mesmo com a realização de concursos. Hoje, o efetivo da Polícia Civil é de 3.395 policiais, o que corresponde a 51 policiais por grupo de 100 mil habitantes. Os representantes dos servidores entregaram o estudo e ofício solicitando do governador que seja autorizada a realização de concurso ainda neste ano de 2017 para preenchimento de 1.500 vagas, entre delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO), Paulo Sérgio Alves Araújo, explica que as entidades haviam pedido audiência ao governador, que, diante de compromissos, designou seu secretário particular. “Pedimos que ele levasse ao governador nossa preocupação. Salientamos que temos diversas reivindicações, inclusive salariais, mas agora estamos apresentando um problema grave, que atinge toda a Polícia Civil, que é a falta de efetivo, o que acaba acarretando dificuldade para investigação de crimes”, explicou Paulo Sérgio. “Se a Polícia Civil não tiver efetivo e condições para investigar, não conseguimos instruir o inquérito nem apresentar as provas para que a Justiça possa condenar aqueles que cometeram crimes”.

Isso, pondera o presidente do Sinpol, leva a uma sensação de injustiça muito grande, uma percepção que a sociedade já tem hoje. “Precisamos de condições de trabalho e efetivo, por isso viemos mostrar em dados a realidade caótica para que eles possam se sensibilizar e realizar concursos com um número satisfatório de vagas”. Participaram da reunião, além de Paulo Sérgio, a presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de Goiás (Appego), Juliana Pabla; a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol), Silvana Nunes, e o presidente da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci), José Virgílio.

O comitê de entidades está realizando diversas visitas de trabalho, mostrando a situação da Polícia Civil e pedindo apoio de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo presidente da subseção de Goiás,  Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, se comprometeu na semana passada a colaborar para que essa situação seja conhecida e para que haja concurso para a Polícia Civil.

Fonte: SINPOL

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta