CUFA GO lança edição da Taça das Favelas, que terá sede em três cidades do Estado

Nesta sexta-feira (5/8) aconteceu o lançamento da Taça das Favelas Goiás 2022, no Centro Cultural Casa de Vidro. O evento contou com a presença do Presidente da Central Única das Favelas GO, Breno Cardoso, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz e outras personalidades, além de jogadores que atuaram e atuam no futebol goiano.

A Taça das Favelas é o maior torneio de futebol para jovens de periferias e favelas do mundo e tem como objetivo de gerar inclusão, integração social e oportunidades para esses jovens. Segundo Breno Cardoso, é muito importante a função social que a competição traz por dar mais visibilidade para as pessoas dessas regiões.

“Através dela a gente consegue ressignificar territórios, pessoas que estavam, muitas vezes, sem perspectiva alguma de nada, e a partir da oportunidade que a Taça gera, passam a ter oportunidade de se destacar no futebol, mas mais do que isso, formar cidadãos. Pessoas que estavam escondidas, esquecidas nas comunidades, passam a ter a chance de praticar esporte e ter entretenimento”, comentou.

A Taça das Favelas tem o apoio da Prefeitura de Goiânia, e o prefeito Rogério Cruz ressaltou a importância do incentivo ao esporte e que “quanto mais puder trazer a CUFA para Goiânia para mim é melhor ainda”.

“É gratificante saber que você pegou o rapaz, a menina lá do lugar onde ninguém acreditava e fez dessa pessoa um excelente jogador, de qualidade com grande capacidade. Eu fico feliz em ver isso […] Para esse ano a expectativa é muito grande, alguns meses atrás tivemos um grande campeonato, e no futebol feminino eu fiquei feliz porque venceram as de uma região que já morei. A maior gratificação é ter as pessoas do seu lado e saber que elas poderam ter um futuro”, frisou.

Cerca de 90 equipes entre masculino e feminino vão participar este ano com jogos em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. O torneio pode servir de vitrine para que jogadores e jogadoras possam ter um futuro profissional dentro do esporte.

Josué, ex-jogador do Goiás Esporte Clube, Atlético Mineiro e campeão mundial com o São Paulo estava presente no lançamento, além do ex-zagueiro Fabão, e os atuais jogadores do Goiás, Marcelo Rangel e Reynaldo, e do Atlético-GO, Renan. Josué comentou sobre este novo momento que os jovens estão vivendo no futebol.

“Tudo evoluiu muito, e quando a gente fala em futebol ainda mais. Hoje vemos escolinhas de futebol com gramado sintético, grandes estruturas e nem todos têm intenção de pagar toda essa preparação. Perdeu um pouco a essência de onde o futebol começou, que na rua, na várzea. A Taça das Favelas veio para voltamos no tempo e redescobrir esses novos talentos que não têm muitas condições”, ressaltou o ex-volante.

Em relação ao futebol feminino, Samara Chaves foi um dos destaques do ano passado e esteve presente no evento para falar sobre sua experiência na competição. Atual atacante do Vila Nova Feminino, a atleta acredita que a Taça das Favelas é importante para a visibilidade do futebol feminino que está dentro de um cenário masculino.

No sábado (13/8) as equipes vão conhecer seus adversários durante a competição e partir do 20, a bola começa a rolar e vamos descobrir quem será o novo campeão da Taça das Favelas.

Fonte: https://sagresonline.com.br/cufa-go-lanca-edicao-da-taca-das-favelas-que-tera-sede-em-tres-cidades-do-estado/