Idosa é resgatada após 72 anos em situação análoga à escravidão no Rio

Uma idosa que passou 72 anos em situação análoga à escravidão foi resgatada no Rio de Janeiro. Caso é o mais antigo de exploração no Brasil segundo o Ministério do Trabalho. Segundo o órgão, a idosa passou a vida inteira trabalhando para a mesma família sem receber salário e benefícios.

“Ela não tem a noção que ela foi escravizada. Ela não tem. Ela não tem noção alguma disso”, afirmou a assistente social Cristiane Lessa a TV Globo. A vítima não teve identidade revelada e está aos cuidados da prefeitura do Rio de Janeiro. Ela não casou, não teve filhos e perdeu contato com familiares.

A mulher foi resgatada após uma denúncia. De acordo com o Ministério, ela trabalhava como cuidadora da dona de casa e dormia em um sofá, na entrada do quarto.

“Essa senhora, que os empregadores alegam que é da família – e não é – ela fica absolutamente submissa. O empregador que fala por ela. Qualquer resposta que a gente solicita dela, é o empregador que responde. Os documentos dela não estão de posse dela mesma. O empregador que tem esses documentos”, disse Alexandre Lyra, auditor fiscal do trabalho.

Em 2021, o Brasil registrou 1.937 pessoas resgatadas em situação análoga a escravidão, maior número desde 2013.

 

Fonte: Postado em: 13-05-2022 às 09h51 Por: Luan Monteiro OHoje.com