Polícia Federal investiga vazamento de tema da redação do Enem, diz ministro
O Ministério da Educação (MEC) trabalha com a possibilidade de que o vazamento de uma imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o tema da redação tenha ocorrido em Pernambuco, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Uma foto da prova foi publicada na internet.
“Isso aparentemente aconteceu em Pernambuco e a gente já está chegando ao nome da pessoa”, disse o ministro em vídeo publicado no Twitter. Segundo ele, o caso é investigado pela Polícia Federal.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas afirmou que o vazamento não prejudicou o andamento do exame.
Outra falha verificada neste domingo (3) foi uma publicação na página oficial do MEC no Twitter, onde foi feito um post sobre a abertura dos portões para o Enem antes do horário previsto.
Às 11h05, a publicação com a informação errada entrou no ar. “#Enem2019 | A abertura dos portões iniciou às 12h no horário oficial de Brasília (DF). A aplicação das provas começa às 13h30. O MEC deseja sucesso no exame!”, dizia o post, que foi apagado após 30 minutos.
O Inep divulgou que a aplicação da prova ocorreu em 10.133 locais, em 1.727 municípios. O exame teve cerca de 5,1 milhões de inscritos em todo o País.
Neste domingo, Weintraub visitou, acompanhado do presidente do Inep, Alexandre Lopes, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília (DF), local que reuniu representantes das forças policiais para garantir a segurança da aplicação das provas. À tarde, o ministro esteve em Goiânia para acompanhar a aplicação do Enem (leia mais na página 14).
O Enem continua no próximo domingo (10), quando estão previstas as provas de ciências da natureza e matemática.
O cronograma do Inep prevê que a publicação dos gabaritos ocorra no próximo dia 13.
Foto: Fábio Lima
Fonte: Jornal O Popular