Quatro cidades de Goiás estão entre as 30 mais violentas do país, aponta Ipea
Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade possuem os piores índices do estado. Estudo também aponta que aumentou 104,2% a quantia de homicídios em Goiás entre 2005 e 2015.
Em uma década, índice de homicídios aumentou 104% em Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)
As cidades de Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade estão entre as 30 mais violentas do país, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na segunda-feira (5). Os dados se referem ao ano de 2015.
Chamado de Atlas da Violência 2017, o estudo foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento considera cidades com mais de 100 mil habitantes.
Na 20º posição no ranking nacional, Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, lidera a lista dos municípios mais violentos de Goiás, a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI) aponta 75 mortes a cada 100 mil habitantes.
Cidades mais violentas do país, segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)
A cerca de 30 km de Novo Gama, Luziânia é considerada a 21º cidade mais violenta do país e a segunda no estado. O município tem uma taxa de 74,7 mortes a cada 100 mil habitantes.
Moradora de Luziânia, a comerciante Ane Ramos reclama da insegurança. “Eu fico com medo constante”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
Na 24ª colocação nacional e 3º no estado, está Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, com índice de 73,7 mortes. Logo depois está Trindade, cidade considerada a 26ª mais violenta do país e 4ª no estado, com 69,8.
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) alega que “graças ao trabalho do setor de inteligência e às ações ostensivas das forças de segurança pública, Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade já apresentam redução nos índices de criminalidade desde 2016.”

Quatro cidades goianas estão entre as mais violentas do país, diz Ipea
O G1 entrou em contato com as prefeituras de Novo Gama, Luziânia, Senador Canedo e Trindade, mas não obteve um posicionamento sobre o Atlas até a publicação desta reportagem.
Mortes em Goiás
O estudo também aponta que aumentou 104,2% o número de homicídios em Goiás entre 2005 e 2015. Ao longo desta década, 24.095 pessoas foram mortas em território goiano.
Sobre os dados estaduais, a SSPAP afirma que os índices no estado também estão reduzindo, “quando se compara o período de janeiro a maio de 2017 com o mesmo período de 2016, Goiás alcançou redução de 17,6%” nos homicídios .
A SSPAP destaca também que, “com a realização de ações policiais integradas de repressão qualificada, está conseguindo retirar uma grande quantidade de armas irregulares das ruas. Este ano, já foram apreendidas cerca de 2 mil armas”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!