GOIÁS LANÇA FERRAMENTA PIONEIRA DE INTELIGÊNCIA QUE INTEGRA AINDA MAIS O TRABALHO DA SEGURANÇA PÚBLICA

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), realizou nesta segunda-feira (10/08) uma videoconferência para o lançamento da ferramenta de inteligência SisOrcrim (Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosa), pioneira no Brasil e que pretende facilitar e integrar ainda mais o trabalho das forças de Segurança. O evento reuniu mais de 100 autoridades de Segurança do Estado, do país e de agências de inteligência.

Durante a apresentação, foram pontuados os benefícios do SisOrcrim, que já encontra-se integrado com várias bases de dados da SSP e de outros órgãos. Dentre as vantagens do sistema estão a análise de vínculo entre os integrantes e “associados” das organizações criminosas; georreferenciamento da área de atuação dos criminosos com comparação com a mancha criminal; integração com várias bases de dados da Segurança Pública e de outros órgãos, com dados de empresas e veículos; atualização automática dos dados sobre movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais; análise de vínculo e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

Como representante do Ministério Público de Goiás e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) durante o lançamento do SisOrcrim, o promotor de Justiça, Rodney Silva, parabenizou a iniciativa e relatou a dificuldade que normalmente existe no compartilhamento de informações por conta da burocracia existente e que, agora com o novo sistema, isso deve mudar para melhor. “Esse trabalho inédito será uma solução tecnológica que com certeza promoverá a aproximação dos órgãos de inteligência”, garantiu. Sublinhando o promotor e representando o Tribunal de Justiça de Goiás, a juíza Placidina Pires, classificou o sistema como algo extremamente útil para o Estado.

O Inspetor Vinicius Veiga, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, também parabenizou o lançamento e discorreu sobre como o sistema ajudará a eliminar elementos complexos que dificultavam os resultados de compartilhamento entre órgãos de Segurança. “Agora teremos uma integração de inteligência mais produtiva”, pontuou, colocando a PRF a disposição da Segurança Pública de Goiás.

Para fechar a vídeo conferência, o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda reforçou sobre a importância do evento de lançamento do SisOrcrim e sua utilização para o combate ao crime. “Esse sistema é nosso, exclusivamente criado pelas Superintendências de Inteligência Integrada e de Tecnologia, ambas da SSP, com apoio da diretoria de informática do Tribunal de Justiça, e que tem como objetivo de facilitar as nossas ações, tendo qualidade, informações e instrumentos para quem está na linha de frente possa atuar de maneira mais eficiente e capaz”, ressaltou o chefe da pasta de Segurança.

Por fim, o secretário da SSP completou sua fala com mais ênfase sobre a necessidade do novo sistema. “Conhecimento é fundamental para as nossas ações e as organizações criminosas, que tem tentado se estruturar cada vez mais, não podem estar a frente das forças, então vamos controlar tanto os criminosos que estiverem nas ruas e também os que estão em regime fechado […] já essa integração [de informações com outros órgãos] de esforços é uma relação de ‘ganha ganha’ entre os órgãos que compartilham as informações, e quem vai ganhar, certamente, é a sociedade”, concluiu Rodney.

Estiveram presentes no lançamento do sistema pioneiro no país, além das autoridades já citadas, todos os chefes de agência de inteligência do Estado. Durante a apresentação, foi reiterada a essencial importância da participação de todas as forças de segurança. Também participaram o Comandante da Segunda Seção do Estado Maior da Polícia Militar Tenente Coronel Daniel Pires Aleixo, a Gerente de Operações de Inteligência da Polícia Civil delegada Érica Botrel Teixeira, o Gerente de Operações da Polícia Militar Major Douglas Freire Santana, o Gerente de Operações de Inteligência de Administração Penitenciária Junio Antonio Ferreira, o Gerente de Operações de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar Tenente Coronel Michelssen Rodrigues de Faria, a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça representada pelo Tenente Coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior e Major Alexandre Saliba Sales, a Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça, a Superintendente de Gestão Integrada da SSP-GO, Andresa Tokumi Franco Yamamoto, a Superintendente de Tecnologia da SSP-GO, Sandra Rejanne de Alencar Bezerra, e toda equipe de desenvolvimento e arquitetura da Superintendência de Tecnologia da SSP-GO e a Equipe de Analistas da Superintendência de Inteligência Integrada.

 

 

Fonte: Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública