Ocupação Cultural Novembro Negro promove atividades na Vila Cultural

Entre os dias 20 e 22, quarta e sexta-feira, a Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), recebe as atividades da Ocupação Cultural Novembro Negro. A proposta da programação é valorizar a cultura afro, discutir questões relacionados com o tema, além de ressaltar o respeito mútuo e combater todo tipo de discriminação.

No primeiro dia, quarta-feira, das 14 às 18 horas, a programação oferece rodas de conversa sobre feminismo negro, masculinidade negra e saúde e sobre moda e comunicação, a apresentação do Espetáculo de Dança Negra Tinta, show com a cantora Janaína Thayná e apresentação do Congo Verde e Preto e discotecagem com o Dj Jubal Sangue Bom. Durante toda a tarde, haverá feira, exposição artística, espaço coletivo de beleza com oficinas de autocuidado e confecção de tranças.

Na quinta-feira, dia 21, o evento tem programação das 8 às 18 horas, com recital poético, oficina Evocando Negritudes, apresentação de Mulheres de Terreiro: poder, força e axé, rodas de conversa com os temas Juventude Negra, Entre o Quilombo e a Universidade, Negras Histórias, África Brasil e Pensamento Disruptivo. Além disso, haverá show de Aridã, oficina e roda de Capoeira Angola.

No último dia do evento, sexta-feira, das 8 às 18 horas, a Ocupação Cultural promove rodas de conversa sobre Negras LBT’s, sobre cisnormatividade, Black Money e Consciência Negra, intervenção poética De Cor e Salteado, e oficinas de percussão, de bonecas Abayomis, oficina Mulherismo e sobre identidades culturais. Durante a tarde, haverá, ainda, o lançamento do livro Cozinha Quilombola: sabor e resistência, de Estelamaris Tronco Mpnego, Raquel Santiago, Selena Martins e Lucilene Rosa. O evento será encerrado com a apresentação do Terno de Congo Catupé Dourado e com a apresentação Norocity Intervenção Periférica da Noroeste.

O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Mulher (Conem), pelo Coletivo Novembro Negro e pela Rede Goiana de Mulheres Negras.