Boletim de Notificação das Mortes Violentas Intencionais e Tentativa de Suicídio na Segurança Pública no Brasil 2022. 4a Edição.
Apresentação:
Chegamos a nossa quarta versão do Boletim de Notificação de Mortes Violentas Intencionais e Tentativas de Suicídio entre Profissionais de Segurança Pública no Brasil. Apesar de celebrarmos a melhoria na coleta de informações desde a primeira versão, mais uma vez os dados coletados ao longo do ano nos alertam que ainda existe um longo caminho a ser trilhado para evitarmos as
mortes violentas intencionais entre os profissionais de segurança pública brasileiros.
Nesta edição, assim como nos anos anteriores, apresentaremos o perfil profissional, sociodemográfico e características do fato e das vítimas de suicídio, homicídio seguido de suicídio e tentativa de suicídio desde 2018 até 2021. Repetindo a estratégia do ano anterior, também mantivemos as planilhas nos anexos onde é possível encontrar todas as mortes coletadas em cada um dos anos
por categoria, instituição e Unidade Federativa.
Neste ano, trazemos ainda contribuições de pesquisadores externos sobre o que já existe nas instituições de segurança pública em termos de política de saúde mental e de prevenção ao suicídio.
Assim como nos anos anteriores, agradecemos a todos os profissionais de segurança pública que colaboram conosco na coleta e validação dos dados. Reforçamos que a qualidade dos dados é fundamental para a construção das políticas de prevenção das mortes violentas intencionais de um país.
Este boletim foi organizado pelo Laboratório de Estudos de Violência e Saúde Mental do IPPES e faz parte de um conjunto de estratégias de prevenção e intervenção no campo da Segurança Pública.
Buscamos fazer deste documento uma referência para a elaboração de um fluxo de notificação de informações de qualidade, permitindo que os gestores públicos formulem e implementem políticas de prevenção de mortes violentas intencionais de acordo com as especificidades das instituições.
Boa leitura.
Acesse no link abaixo