Minicurso de escrita e literatura é realizado na Vila Cultural

crop (1)

Encontro promovido pela Faculdade de Filosofia da UFG discute a obra A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, de Svetlana Alexijevich

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás, recebe neste sábado, dia 26, o terceiro encontro da oficina Escrita de Mulheres: Na Fronteira “Entre” a Filosofia e a Literatura. A oficina promove leitura, discussão, escrita e escuta de gêneros literários diversos de autoria feminina, com entrada franca e aberta a todos os públicos, sendo necessária apenas uma inscrição prévia, sujeita à lotação do local. O projeto é promovido pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O minicurso será ministrado pela doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atual pós-doutoranda em Filosofia pela UFG, Marloren Lopes Miranda, sob coordenação das professoras da UFG Adriana Delbó e Carmelita Brito. O evento se insere nas atividades do projeto interdisciplinar da UFG, na área de humanidades, denominado “Escutas Feministas”, que visa, essencialmente, ampliar o espaço de escutas das vozes femininas, a fim de expandir as problemáticas relativas ao gênero dentro e fora do ambiente acadêmico.

De acordo com a organização do evento, o propósito é, a partir da leitura e da discussão dos textos propostos, identificar neles possibilidades de escrita e de fala de mulheres enquanto sujeitas e autoras de suas próprias histórias. No âmbito filosófico, por meio do debate, a intenção é questionar as fronteiras do texto filosófico, majoritariamente restrito à produção acadêmica e pensar sobre a possibilidade de produção a partir de perspectivas diferentes, como as de gênero, classe e raça, e de áreas diferentes do saber, como a literatura.

Nos encontros de agosto e setembro foram discutidos os textos Frankenstein, de Mary Shelley; e A obscena senhora D, de Hilda Hilst. Em outubro a obra selecionada é A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch; nos encontros de novembro e dezembro, serão postas em pauta as obras Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo; e Querem nos calar, de Mel Duarte (ORG.).

As inscrições são feitas pelo e-mail escritademulheres@gmail.com, também disponibilizado pela organização para o esclarecimento de dúvidas.

Serviço:

Oficina Escritas de Mulheres: Na Fronteira entre Filosofia e Literatura
Data: sábado, 26/10, a partir das 15h.
Local: Sala Multimídia da Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n – Setor Central)

Entrada franca.

Inscrições e mais informações: escritademulheres@gmail.com