Mutirão Governo de Goiás deve atender 24 bairros de Goiânia neste final de semana. A Polícia Civil vai oferecer no mutirão serviços da Gerência de Identificação

Mobilização no próximo sábado e domingo vai disponibilizar mais de 40 serviços à população da Região Sudoeste da capital

 

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e governador Ronaldo Caiado durante edição anterior de mutirões | Foto: Divulgação

 

A terceira edição do Mutirão Governo de Goiás vai ocorrer nos próximos dias 12 e 13, sábado e domingo, em 24 bairros da Capital goiana. Com estrutura montada no estacionamento do Portal Sul Shopping, localizado na GO-040, em Goiânia, o evento acontece das 8 horas às 16h no sábado e das 8h às 12h no domingo. Com mais de 40 serviços, a ação é realizada pelo Estado, com apoio da prefeitura. As presenças do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) já foram confirmadas.

Os bairros que serão atendidos pelo Mutirão estão localizados na região Sudoeste de Goiânia. Entre eles estão o Residencial Acrópole II, Setor Amim Camargo, Residencial Ana Clara e Setor Andréia. Ademais estão o Conjunto Baliza, Residencial Barcelona, Jardim Caravelas, Jardim Caravelas – 1ª Etapa, Residencial Center Ville, Setor Cristina, Setor dos Dourados, Setor dos Dourados – Extensão, Setor Garavelo e Setor Grajaú. Por fim, também serão atendidos o Jardim Ipanema, Jardim Itaipu, Residencial Jardins Lisboa (condomínio fechado), Jardim Madri (condomínio fechado), Jardim Madri – complemento, Setor Maria Celeste, Setor OrientVille, Residencial Portal do Oriente, Residencial Talismã e Residencial Talismã I.

No evento, a população também poderá registrar denúncias relativas à fiscalização e depositar recicláveis e resíduos no Ecoponto Móvel. Rogério Cruz afirma que a parceria com o governador no mutirão traduz o compromisso da prefeitura e do Governo de Goiás de levar serviços básicos para perto da população. “Cuidar das pessoas é fazer com que os serviços públicos cheguem mais perto delas, por isso, nossa parceria neste grande mutirão”.

 

Polícia Civil

A Polícia Civil estará presente no mutirão. O Delegado-Geral Alexandre Lourenço acompanhará o Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, bem como o governador Ronaldo Caiado.

A Polícia Civil vai oferecer no mutirão serviços da Gerência de Identificação, com a confecção de carteiras de identidade (RG). Além disso, a Delegacia Móvel também está no local do evento para registro de ocorrências e atendimento de vulneráveis com orientação e encaminhamento para a delegacia afeta. A população pode procurar o atendimento policial nos dois estandes da PCGO. É gratuito e basta levar os documentos pessoais.

Ações em andamento

No sábado e domingo, 12 e 13, as pastas municipais envolvidas no mutirão devem executar serviços nas áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Administração e Política para Mulheres. Serviços de manutenção em vias e espaços públicos, revitalizações e reformas, execução de benefícios e assistência também vão ser contemplados pela ação. Mutirão mobiliza órgãos, como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e de Mobilidade (SMM), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que devem intensificar ações relativas à pasta.

Dentre os serviços dessas pastas estão a intensifica remoção de entulhos e galhos; poda, extirpação e destocamento de árvores pela Comurg. Além da varrição; manutenção e poda de gramados; limpeza de praças e mananciais; capina; roçagem; limpeza de lotes baldios; pintura e reconstituição de meio-fio; plantio de árvores, mudas, trepadeiras e gramas, entre outros trabalhos. A limpeza das bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais cabe a Seinfra. Também serão realizados reparos no asfalto e patrolamento de vias não asfaltadas; recuperação de meios-fios e bocas de lobo; troca de lâmpadas; e, manutenção de campos de futebol. Já a sinalização viária na Região Sudoeste da capital é feita até a próxima sexta-feira, 11, pela SMM. Por fim, a Amma deve revitalizar parques e áreas verdes, inclusive com plantio de mudas.

Além delas, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres receberá inscrições para cursos de qualificação e para o programa Renda Família + Mulher. A pasta de Desenvolvimento Humano e Social vai fazer cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social. A No estande da Educação, o público conhecerá os projetos de Reconhecimento Facial e Laboratório Maker – Robótica; receberá mudas distribuídas pelo Horta Escolar; terá acesso a vídeos e livros na Kombiteca; e se informará sobre matrículas e lotação de servidores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai aplicar vacinas contra a Covid-19 e antirrábica, além de oferecer testagem ampliada. As equipes da Saúde ainda realizarão visitas domiciliares, nas quais também orientarão quanto ao tratamento, prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti. Também, atenderão a demandas de animais sinantrópicos, como escorpião, abelhas e ratos.

Já a Secretaria Municipal de Administração (Semad) monta estandes do Atende Fácil e presta serviços de cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de DUAMs; protocolos de Processos de Poda e Extirpação e Vistoria de Arborização (Amma) e demais secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

 

 

 

Fonte: Jornal Opção

Editado por APPEGO