Farmácia Universitária da UFG presta serviços há quase 30 anos

Farmácia Universitária da UFG presta serviços há quase 30 anos
FU/UFG atua na manipulação de diversos medicamentos, sejam eles alopáticos ou fitoterápicos

 

Quem passa diariamente pela praça universitária pode não se dar conta de que logo ao lado da Faculdade de Direito fica localizado um espaço que é referência, há mais de 30 anos, no atendimento farmacêutico, manipulação de medicamentos e qualidade do serviço. Para aqueles que fazem parte da comunidade UFG, e pacientes que possuem receituários emitidos pelo SUS, a notícia é ainda melhor: há descontos específicos para estes grupos. A Farmácia Universitária funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira das 9h às 17h. Para dúvidas ou orçamentos, os interessados podem entrar em contato tanto presencialmente quanto por telefone, e-mail e pelo whatsapp: (62) 3209-6191.

A Farmácia Universitária conta com profissionais pós-graduados e docentes da Faculdade de Farmácia que atuam na manipulação de diversos medicamentos, sejam eles alopáticos ou fitoterápicos, além de florais de Bach e cosméticos, tudo produzido seguindo rígidos parâmetros de qualidade. Vale destacar ainda que são oferecidos serviços clínicos, como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e temperatura corporal, além da dispensação orientada, e consulta farmacêutica, que colaboram com a promoção, manutenção e boa recuperação da saúde do paciente. Outro atendimento diferenciado da FU/UFG é a revisão da farmacoterapia, serviço que geralmente não é oferecido pela grande maioria das farmácias. A revisão da farmacoterapia permite que o farmacêutico realize uma análise, estruturada e crítica, sobre os medicamentos utilizados pelo paciente, visando diminuir a ocorrência de problemas relacionados à, por exemplo, uso de dosagens incorretas do medicamento ou desperdícios. Além disto, a FU/UFG desenvolve o projeto Farmácia Verde, que recebe de volta as embalagens utilizadas dos medicamentos que são produzidos lá, e encaminham para a reciclagem.

A farmacêutica coordenadora da FU/UFG, Ingrid Garcia Santana, destaca que a Farmácia Universitária tem um vasto campo de atuação e tem capacidade para trabalhar com uma demanda por produtos maior do que a atual. “Nossa farmácia atua tanto por meio de convênios e contratos, atendemos hospitais públicos e privados, como também comercializando produtos populares, como o gel de arnica e cremes hidratantes. Tudo com a máxima supervisão e zelo”, afirmou.

A FU também participa da execução de projetos de pesquisa, auxiliando no planejamento de estudos que demandam a manipulação de medicamentos, suplementos ou cosméticos de pesquisas vinculadas a programas de mestrado e doutorado da UFG e de outras instituições.
A equipe técnica da Farmácia Universitária possui também como atribuição a supervisão de estagiários da graduação em Farmácia, que têm a oportunidade de vivenciar uma parte de seu ensino da FU/UFG.

Fonte: UFG, Texto: Caroline Pires

 

 C22-FF-090_email-mkt.png