Lançamento do Livro Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida. Com co-autoria de Simone de Jesus. Hoje, 01/07 às 18 hs. Inscreva-se já

Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da Antropologia Forense e da Justiça no caso de violações (Lançamento de livro).

Mais informações: http://phpu.unifesp.br/acad/SiexProjetos/uploads/PDF/22227/Livro_1.pdf

Inscrições pelo link: Inscrições para o Lançamento do livro

Programa Preliminar:

Ementa: Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da Antropologia Forense e da Justiça no caso de violações. (Lançamento de livro). Plens, C. R.(ed.). Direitos Humanos sob a perspectiva do direito à vida, da Antropologia Forense e da Justiça no caso de violações. São Paulo, Annablume/HHRRC(AAFS), 2022.

No Brasil, os Direitos Humanos têm sido sistematicamente violados, inclusive, pelo próprio Estado. Por essa razão, a publicação deste livro é fundamental para conscientizar sobre como diferentes segmentos sociais vêm tendo seus direitos fundamentais violados e como a antropologia forense pode aprimorar e promover a identificação de pessoas, em especial em casos de desaparecimentos e assassinatos.

O livro apresenta os temas de Direitos Humanos e antropologia forense por um viés interdisciplinar. Inicialmente é apresentando um panorama amplo discutindo a relação entre a Antropologia Forense e os Direitos Humanos como um todo. Em seguida, os capítulos abordam como o direito à vida dos cidadãos é violado e o papel das instituições no processo de investigação dos crimes cometidos contra os indivíduos.

O livro tem enfoque importante no direito à vida e à justiça no caso de violações dos segmentos sociais mais vulneráveis no Brasil. Posteriormente, são discutidos os Direitos Humanos com foco na Antropologia Forense de modo crítico com o propósito de analisar futuros cenários para o desenvolvimento desse campo do conhecimento no país. Por fim, a partir de uma perspectiva psicanalítica, o livro é concluído com um lúcido capítulo que analisa como a sociedade brasileira atual compreende e lida com o conceito de Direitos Humanos. Durante o evento haverá a apresentação dos capítulos pelos próprios autores, especialistas convidados e sorteio de livros para os inscritos no sistema Siex/Unifesp.

Transmissão pelo link https://www.youtube.com/watch?v=3ysu9aV7gy0